Início\ Informação \ Estatística
Dados estatisticos do sector vitivinícola
O sector vitivinícola português é de grande importância tanto pelo valor económico que gera como pela população que ocupa e pelo papel que desempenha quer a nível social como de conservação do meio ambiental.

No âmbito das suas competências, o Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. recolhe e fornece dados estatísticos sobre o sector, colocando à sua disposição nesta página, informação estatística actualizada e estruturada abrangendo várias campanhas vitivinícolas (*).

Aqui pode encontrar um largo conjunto de números com destaque para alguns dados mais significativos e de leitura fácil sobre a realidade vitivinícola nacional, nomeadamente alguns elementos abrangendo desde a produção de vinho em Portugal, e a sua distribuição ao nível das regiões vitivinícolas, por tipos de vinho, estrutura da produção e escalões de produção, sem esquecer os dados relativos ao consumo, à importação e à exportação de vinho.

Ainda neste capítulo, pretendemos disponibilizar ao público interessado, outros elementos que pelo seu formato e conteúdo, permitem apreciar de forma simples alguns indicadores que irão, certamente, surpreender os leitores menos familiarizados com a realidade do sector vitivinícola, tanto a nível da actividade dos agentes económicos como do SIvv - Sistema de Informação da Vinha e do Vinho.

(*) A campanha vitivinícola decorre desde o dia 1 de Agosto de cada ano, até ao dia 31 de Julho do ano seguinte.