Marca VINHOS DE PORTUGAL
A marca VINHOS DE PORTUGAL / WINES OF PORTUGAL foi apresentada no Centro Cultural de Belém, no passado dia 10, em cerimónia presidida pelo Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

A criação da marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal nasceu da percepção, a todos os níveis do Sector - confirmada por estudos realizados junto dos consumidores de vinho dos EUA e Reino Unido - que Portugal tem uma clara ausência de imagem enquanto país produtor de vinho de qualidade. [Ver Estudos]

Uma marca global (marca umbrella) para os vinhos portugueses revela-se, por isso, da máxima importância, por forma a promover a notoriedade do país como produtor de vinhos de qualidade, contribuindo para gerar valor acrescentado aos nossos produtos.

Com a marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal, pretende-se criar uma forte assinatura portuguesa que eleve a percepção do vinho português nos mercados internacionais, focando-se, numa primeira fase, nos mercados norte-americano e britânico.

A concretização deste projecto resulta do trabalho conjunto de diversas entidades, desenvolvido durante o ano de 2009, envolvendo o Instituto da Vinha e do Vinho, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), a Viniportugal, as Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR) e várias empresas do Sector.

A marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal, constituída pelo logótipo e pela assinatura "A world of difference", que exprime os valores subjacentes aos vinhos portugueses atribuindo-lhe um carácter distinto, que se deve essencialmente à sua complexidade, à sua autenticidade, às suas castas, aos seus terroirs e às suas regiões.

A implementação do projecto da marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal irá ser executada pelas diversas entidades do Sector sendo de destacar, pela sua relevância, o papel da Viniportugal, IVDP e CVR(s), nas acções de promoção no mercado externo. Será utilizada na promoção dos vinhos portugueses de qualidade, tanto ao nível da promoção genérica, como ao nível das regiões e das empresas.

A marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal pretende ser uma poderosa ferramenta para criar sinergias entre as diferentes acções promocionais a desenvolver, potenciando os apoios e as verbas utilizadas pelo Sector na promoção nos mercados externos.

O montante total de apoio destinado à promoção dos vinhos portugueses, para o período 2009-2013, é de cerca de 75 milhões de euros, repartidos pelas seguintes rubricas:

52 milhões de euros

Verbas provenientes do Fundo Europeu de Garantia Agrícola - FEAGA, no âmbito da Organização Comum de Mercado, para a Promoção em Mercados de Países Terceiros (países fora da União Europeia).

3,5 milhões de euros

Verbas nacionais, a atribuir no âmbito da majoração dos apoios comunitários, e tendo como beneficiárias as organizações profissionais ou interprofissionais, de acordo com as regras definidas para aplicação da medida.

Este apoio à promoção em países terceiros (55,5 milhões de euros) deverá alavancar um investimento privado total próximo dos 48 milhões de euros, estimando-se o investimento total associado a esta medida, em cerca de 103 milhões de euros para o período em análise.

19 milhões de euros

Verbas nacionais para financiar acções de promoção no mercado interno (mercado nacional e restantes países da União Europeia).

2  milhões de euros

Verbas nacionais para apoio às acções de comunicação da marca Wines of Portugal.

 

Considerando, ainda, o enquadramento dos projectos de promoção para o Sector do vinho nos apoios previstos ao abrigo do Regulamento (CE) nº 3/2008, do Conselho, para financiar acções de informação e promoção dos produtos agrícolas, admite-se que os projectos para este Sector continuem a manter um nível de apoio comunitário (FEAGA) na ordem dos 9 milhões de euros, no período em análise. Acresce a este valor 3,5 milhões de euros provenientes do Orçamento de Estado, que correspondem à majoração (20%) dos projectos aprovados.