DOP "Lagoa"

Legislação Base

Decreto-Lei n.º 299/90, de 24 de Setembro, Decreto-Lei n.º 318/2003, de 20 de Dezembro e Reg. (CE) 1493/99, de 17 de Maio.

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada "Lagoa" abrange os concelhos de Albufeira, Lagoa, Loulé (freguesias de Almansil,Boliqueime, Quarteira, São Clemente, São Sebastião e parte das freguesias de Alte, Querença e Salir) e Silves (freguesias de Alcantarilha, Armação de Pera e Pera e parte das freguesias de São Bartolomeu de Messines e Silves).

Tipos de Vinho Rendimento Máximo (hl/ha) Título Alcoométrico
Volúmico Mínimo (% Vol.)
Estágio Obrigatório (meses)

VQPRD      
   Tinto 60 12 Adq. 6
   Branco 60 11,5 Adq. -

Castas

Tintas
Negra Mole e Trincadeira (Tinta Amarela), no conjunto ou separadamente com um mínimo de 70% do encepamento, Alicante Bouschet, Aragonez (Tinta Roriz), Cabernet Sauvignon, Castelão, (Periquita1), Monvedro, Moreto,Syrah, Touriga Franca e Touriga Nacional.


Brancas
Arinto (Pedernã) e Síria (Roupeiro), no conjunto ou separadamente com um mínimo de 70% do encepamento; Manteúdo, Moscatel Graúdo, Perrum, Rabo de Ovelha e Sauvignon.

Características Organolépticas

Vinhos Tintos
Apresentam uma cor rubi que, com o envelhecimento, adquire um tom topázio. São aveludados, encorpados, frutados, pouco acídulos e quentes.Fáceis de beber, evoluem muito bem e têm grande longevidade.


Vinhos Brancos
Apresentam uma cor citrina, sendo robustos e suaves, com algum corpo e grande capacidade de evolução.

1 - Apenas na rotulagem conforme ponto 1-A do art.º 17.º do Reg. (CEE) n.º 3201/90, com a redacção do Reg. (CE) n.º 609/97.

Nota:
Em itálico, entre parêntesis, são indicados os sinónimos reconhecidos.