“Prove Portugal” estreia-se com sucesso no estrangeiro
A primeira presença do "Prove Portugal" na World Travel Market (WTM) sagrou-se num grande sucesso, atraindo ao espaço centenas de profissionais interessados, que tiveram oportunidade de contactar com a gastronomia e vinhos portugueses.

A primeira presença do "Prove Portugal" na World Travel Market (WTM) sagrou-se num grande sucesso, atraindo ao espaço centenas de profissionais interessados, que tiveram oportunidade de contactar com a gastronomia e vinhos portugueses, participando em provas de queijos, azeites, vinhos do Porto e da Madeira, vinhos brancos e tintos, e ainda alguns pratos típicos recriados pelo Chef Álvaro Costa em pequenos "finger food" que deliciaram a assistência.

A afirmação "Portugal: o Melhor Peixe do Mundo", presente no vídeo e no folheto institucional, foi recebida com curiosidade e entusiasmo, tendo merecido o aplauso generalizado da comunicação social, do trade e do público em geral.

O dia inaugural terminou com um jantar oferecido pelo Secretário de Estado do Turismo, Dr. Bernardo Trindade, a mais de seis dezenas de convidados, entre os quais se destacaram o Presidente do Instituto do Turismo de Portugal, Dr. Luis Patrão, a Dra. Cristina Castanheira em representação do Embaixador de Portugal em Londres, e nomes sonantes da comunicação social e do trade, como Jancis Robinson ou Nick Lander.

O menu foi elaborado pelo Chef português, Nuno Mendes, proprietário do restaurante "O Viajante", em Londres, classificado com uma estrela Michelin e considerado pelos críticos como o novo melhor restaurante de Londres. Numa fusão interessantíssima de "mar" e "montanha", pontificaram pratos como "camarões com iogurte fumado e alecrim" de sabor divinal, "polvo grelhado com puré de batata temperado com chouriço e ovos" uma combinação de sabores verdadeiramente extraordinária, e "pescoço de porco com lagostim, alcachofra e toucinho fumado". No seu conjunto a ementa constituiu um magnífico exemplo de uma culinária moderna, apelativa e saborosa.

No discurso de boas vindas o Secretário de Estado do Turismo evidenciou os objectivos do programa "Prove Portugal" e expressou também o convite aos presentes para visitarem o nosso país num périplo de um "Taste Portugal", aproveitando a oportunidade para degustar "the best fish in the world".

A World Travel Market em Londres é justamente considerada uma das mais importantes feiras internacionais de turismo que se realiza no mundo. Na edição de 2010, onde Portugal esteve presente pelo 6.º ano consecutivo através do Turismo de Portugal, a nossa comitiva fez-se representar ao mais alto nível.

Para além da presença de inúmeras entidades públicas e privadas, representativas do turismo em Portugal, dois factos sobressaem pela "afirmação de Portugal enquanto país destino gastronómico": a presença do "Prove Portugal" (Taste Portugal) em destaque no stand do nosso país, e o primeiro prémio ganho por Portugal como o melhor stand da Exposição.

A beleza do nosso stand, exibia indiscutivelmente um carisma muito especial pela escolha de linhas aparentemente simples mas de um design surpreendente e esteticamente bem conseguido. Todos os visitantes o apelidavam imediatamente de o "stand mais bonito" e o júri confirmou atribuindo o primeiro prémio a Portugal.