Itália ultrapassa pela 1ª vez a barreira dos 20 milhões de hectolitros nas suas exportações de produtos vitivinícolas
2010 foi um excelente ano para as exportações italianas de vinho. Itália alcançou recordes históricos tanto em valor como em volume, exportando um total de 2.149 milhões de litros num valor de 3.920 milhões de euros.

 Os vinhos engarrafados representam o principal produto das exportações italianas, gerando mais de 3000 milhões de euros, enquanto o vinho a granel e os vinhos espumosos apesar de terem sofrido um decréscimo no preço médio, apresentaram um aumento em valor, na ordem dos 14,7% para os espumosos e de 4,2% para o granel, devido a excelentes acréscimos em volume.

Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, os principais mercados de destino de Itália, aumentaram as compras em 2010, sendo que a soma dos 3 países representa mais de metade do volume total exportado por Itália.

Outros como a Rússia com 64% mais de litros importados, situa-se entre os mercados-alvo e a Áustria aparece entre os 10 primeiros graças a um notável aumento de 58% em volume.

A França baixou a sua procura de vinhos italianos em 21%, sendo o único dos países analisados que apresenta valores negativos em volume, mantendo mesmo assim o 5º lugar.

 

Fonte: OEMV