Programa Leonardo da Vinci - Portugal 2011
Na sequência de contactos estabelecidos em 2010, inicialmente pela Embaixada de França em Portugal e posteriormente por um responsável da Ecole Hôtelière de Vannes, foi solicitado o apoio deste Instituto visando o desenvolvimento de estágios profissionais no nosso país, integrados no Programa Europeu Leonardo da Vinci.

Aquele estabelecimento de ensino forma jovens para o exercício da profissão de vendedor - "caviste" ou "wine sellers", e muito recentemente, Portugal foi escolhido para o acolhimento destes estágios, que nos últimos 6 anos decorreram na Hungria.

Durante 2 semanas, os estágios decorrem nas empresas (5 a 19 de Abril) e são complementados com 1 semana de visitas às diversas regiões. Todas as despesas inerentes às deslocações, alojamento e refeições dos estagiários são financiadas pelo Programa Europeu e pela École Hôtelière de Vannes.

O 1º contacto com o sector vitivinícola nacional e a sua organização, decorreu na sede do IVV, durante a tarde do dia 4 de Abril, seguido de uma prova de vinhos orientada por Frederico Falcão.