Lançamento do livro "Produzir e Beber. A Questão do Vinho no Estado Novo", da autora Dulce Freire
No passado dia 17, teve lugar na Sede do Instituto da Vinha e do Vinho, IP, o lançamento do livro "Produzir e Beber. A Questão do Vinho no Estado Novo", da autora Dulce Freire.

Dulce Freire, doutorada em História Económica e Social Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Clássica de Lisboa, tem estudado ao longo de toda a sua investigação, instituições e políticas públicas, movimentos sociais, memória, inovação tecnológica e mudança social, privilegiando perspectivas da história rural e agrária.

A obra "Produzir e Beber. A Questão do Vinho no Estado Novo" foi apresentada pelos Professores Doutores Fernando Rosas, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa - e Virgílio Loureiro, docente no Instituto Superior de Agronomia - Universidade Técnica de Lisboa.

O livro em apreço constitui em parte, um testemunho da investigação efectuada na documentação histórica que o IVV, IP herdou dos organismos que o precederam -- Federação dos Vinicultores do Centro e Sul de Portugal e Junta nacional do Vinho --, retratando, em termos históricos e sociológicos, as crises vitivinícolas dos anos 30 do século passado e o papel que as movimentações dos vinicultores tiveram num cenário marcado pela depressão económica internacional e pela instabilidade da política interna, com particular destaque para a região do Oeste.

No final da apresentação, a autora destacou as dificuldades que a investigação da temática "agricultura" tem enfrentado, essencialmente por falta de acesso aos arquivos de documentação histórica produzida por entidades públicas centrais e locais, que pode ser testemunhada pela larga maioria dos investigadores que têm pretendido estudado o período contemporâneo, assinalando que a inacessibilidade à documentação acaba por influenciar de alguma forma, as temáticas e as perspectivas de análise que se pretendiam privilegiar nos estudos realizados.