XI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal
Os produtores da região vitivinícola da Península de Setúbal colocaram à prova, no âmbito do XI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, cerca de 100 vinhos, dos quais 30 por cento foi agraciado com medalhas de ouro e prata. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 26 de Maio, na Pousada de Palmela.

O júri, composto por 35 provadores, técnicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas, Associação Portuguesa de Enologia, Associação de Escanções de Portugal e ASAE, apreciou 87 vinhos de 22 produtores DO Palmela e IG Península de Setúbal, dos quais distinguiu 19 medalhas de Ouro e 7 medalhas de Prata. Na categoria DO Setúbal, dos 11 vinhos concorrentes, 4 alcançaram a medalha de ouro. Para além das medalhas foram ainda laureados vinhos nas seguintes categorias: Melhor Vinho Branco, Melhor Vinho Tinto, Melhor Vinho Generoso e Melhor Vinho da Península de Setúbal.

"O Concurso de Vinhos da Península de Setúbal tem incrementado, ao longo das suas 11 edições, o número de referências inscritas, o que constitui um claro sinal do estímulo da qualidade dos vinhos da região. Quer nos concursos nacionais quer nos concursos internacionais, os vinhos da Península de Setúbal, têm sido amplamente agraciados." sublinha Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal.

Foram ainda atribuídos prémios especiais, pelas entidades AVIPE - revelação, atribuído a marcas novas ou a marcas já existentes numa categoria de vinho nova; Câmara Municipal de Setúbal ao melhor DO Setúbal; Governo Civil de Setúbal ao Vinho Branco mais classificado e Câmara Municipal de Palmela ao DO Palmela mais classificado.

A Região Vitivinícola da Península de Setúbal nos mais recentes concursos internacionais tem firmado a qualidade dos seus vinhos trazendo para a região cada vez mais medalhas. No Concour Mondial de Bruxelles 2011 foram atribuídas 8 medalhas de ouro e 10 de prata. Na londrina Internetional Wine & Spirits Competition foram 4 as medalhas de bronze e uma de ouro que adornaram os vinhos da Península de Setúbal. No International Wine Challenge o número de medalhas ascendeu às 25, 1 de ouro, 8 de prata e 15 de bronze. Já nos Decanter Worl Wine Awards, das 23 medalhas alcançadas 6 são de prata e as restantes de bronze.

Veja aqui a Lista dos Resultados do XI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal