Atlas das Castas da Península Ibérica
Foi ontem apresentado o “Atlas das Castas da Península Ibérica”, pelo autor/coordenador Hans Jörg Böhm. Colaboraram também nesta obra, os co-autores Prof. M. Telles Antunes, Miguel Martinez Zapater, Ocete Rubio e Prof. Vicente Gómez Miguel, para além do apoio dado pelos investigadores, professores universitários e técnicos de diversas Instituições.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa e mesa de abertura foi presidida pelo seu Presidente, Sr. Prof. Doutor Arantes e Oliveira, a Sr.ª Secretária Geral, Prof. Doutora Salomé Pais, Sr.ª Vice-Presidente do IVV, I.P., Dr.ª Edite Azenha e ainda pela representante da Editora, Dr.ª Paula Amaro.

Seguiu-se a apresentação da obra pelos seus autores, respectivamente os Srs. Dr. Jörg Böhm, Prof. Telles Antunes, Director do Museu da Academia, Prof. Vicente Gomes Miguel, da Universidade Politécnica de Madrid e Dr. José Eduardo Eiras Dias, da EVN/INRB.

Assim, neste Atlas profusamente ilustrado através de gráficos, mapas e fotografias, são apresentadas as informações vitícolas mais relevantes da Península Ibérica, com destaque para a documentação da existência de um pólo genético próprio peninsular que representa uma fonte de informação genética distinta e com características específicas e a situação especial relativa à Vitis silvestris, a história da Vitis em Portugal e Espanha com a presença das Vitáceas na Ibéria na época Terciária, das pré-viníferas antes e durante as glaciações e das viníferas no Holocénico. Abordando ainda técnicas e práticas utilizadas como a selecção das melhores cultivares, a influência das invasões varietais, através das rotas comerciais de variedades provenientes de povos das civilizações transcaucásicas, aborda ainda um aspecto de grande interesse, o vestígio muçulmano, pouco documentado no âmbito da vinha.

É também abordada a tentativa de correlacionar as diferentes regiões vitícolas de qualidade e os seus "terroirs" com a maior expressão qualitativa dos vinhos, tendo por base as variedades adaptadas, apresentando as castas conhecidas na Península Ibérica e as descrições varietais quer das castas de referência como das de carácter regional, sem esquecer as castas-base de vinhos especiais, como o Vinho do Porto ou o Xerez.

A obra foi lançada em duas versões distintas: uma em língua alemã, a outra em português e castelhano, estando ainda prevista a versão na língua inglesa.

Esta sessão foi seguida de uma Prova de Vinhos de castas de referência de Portugal 83 brancas e 3 tintas), orientada pelo Sr. Prof. Virgílio Loureiro.