Gala de Encerramento da Cidade do Vinho: Viana do Castelo aposta no Enoturismo
A iniciativa “Viana do Castelo Cidade do Vinho” encerrou domingo com uma gala onde foram apresentados os mais marcantes momentos da vasta programação que, durante 2011, permitiu a Viana do Castelo apresentar a produção e os produtores de vinho do concelho, do distrito e do país.

Na sessão, o Presidente da Câmara deixou o novo desafio para 2012, defendendo como nova orientação de trabalho autárquico a promoção do enoturismo de Viana do Castelo.

A gala de encerramento foi o culminar de um ano onde não faltaram eventos de carácter nacionais organizados em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, mas também com produtores de vinhos, associações empresariais e de hotelaria e instituições de promoção dos vinhos verdes.

Por essa razão, o embaixador de Viana do Castelo, Francisco Sampaio, salientou o valioso contributo das cidades do vinho para a promoção dos produtos regionais e para a preservação e valorização da história e do património dos seus associados. No mesmo tom, o Secretário-Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho elogiou o trabalho desenvolvido na promoção dos vinhos portugueses e o contributo de Viana do Castelo para que a Cidade Capital Europeia do Vinho fosse portuguesa.

Já o Presidente da Câmara, José Maria Costa, evidenciou o esforço municipal para a promoção do mundo rural e para a criação de emprego através do desenvolvimento de actividades económicas associadas à cultura do vinho e da vinha. Por esse motivo, anunciou que, em 2012, a Câmara Municipal irá aprofundar o trabalho desenvolvido com uma nova orientação: a promoção do enoturismo, associando os vinho ao património e ao turismo.

Na gala de encerramento no Teatro Municipal Sá de Miranda foi ainda apresentada uma brochura com o balanço retrospectivo de Viana do Castelo Cidade do Vinho, onde pode ser encontrado um DVD, um bilhete postal, selo e carimbo comemorativo da iniciativa que marcou todo o ano de 2011.

 

Fonte: Gabinete de Imprensa Câmara Municipal de Viana do Castelo