Colóquio “A SUSTENTABILIDADE DO SECTOR VITIVINÍCOLA: QUE DESAFIOS?”
Realizou-se em Lisboa, no dia 31 de janeiro, o Colóquio “ A Sustentabilidade do Sector Vitivinícola: Que desafios? “, organizado pelo Instituto da Vinha e do Vinho e pela Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV) e que contou com a presença do Senhor Secretário de Estado da Agricultura José Diogo Santiago Albuquerque.

Dirigido a toda a fileira do sector vitivinícola, o evento que contou com a colaboração de técnicos do IVV, de peritos nacionais, entidades do sector e instituições de ensino e investigação, foi muito concorrido e participativo e procurou ser um fórum de partilha e discussão de temas actuais e complexos com implicações directas na actividade dos seus agentes económicos.

Na abertura, a Vice - Presidente do IVV, Dr.ª Edite Azenha, assinalou que "A sustentabilidade está na agenda da reforma da Política Agrícola Comum e da OIV e é importante para a modernização, competitividade e um crescimento sustentável do sector vitivinícola razões que incentivaram à organização de um Colóquio sobre esta temática."

Na 1ª sessão moderada pelo Prof. Luis Peres de Sousa, da Escola Superior Agrária- Instituto Politécnico de Beja, foi abordado o tema muito atual do Balanço de Carbono no sector vitivinícola, e mais especificamente quais os protocolos e ferramentas para o seu cálculo que foram explicadas pelo Eng.º Fernando Alves da ADVID (Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense) que referiu que a OIV, com base nos princípios gerais de aplicação do balanço do carbono, está a proceder a uma harmonização dos métodos de cálculo que possam ser adaptados à situação de cada país. A Dr.ª Cristina Carlos, também da ADVID, abordou a biodiversidade da Região Demarcada do Douro e como a sua preservação e implementação traz benefícios e cria valor para a região.

Ainda nesta sessão, o Eng.º Bruno Caldeira, da Consulai, apresentou um "case study "sobre a pegada de carbono do vinho Alentejano como exemplo de valorização da sustentabilidade referindo haver oportunidades na Gestão do Carbono tais como as poupanças energéticas, antecipação de riscos regulatórios, resposta a novos requisitos dos clientes e aumento da reputação e valor das marcas.

Na 2ª sessão, dedicada à campanha "Vinho com Moderação", George Sandeman, Presidente da Direcção da ACIBEV, apresentou as grandes linhas do programa, terminando com um breve filme "Seja mediterrânico" onde se apela ao consumo moderado como exemplo de comportamento cultural e social.

Na última sessão, foi abordado o tema dos Alergénios nos vinhos pela Profª Olga Laureano do Instituto Superior de Agronomia Superior de Agronomia, complementado com as implicações associadas à sua rotulagem, conforme evidenciadas pela Dr.ª Anabela Alves, do IVV, uma vez que pelas normas comunitárias, a partir de 1 de Julho de 2012, os ingredientes identificados como suscetíveis de causar alergias ou intolerâncias devem ser indicados na rotulagem destes produtos.

Pode efectuar a consulta e download das comunicações apresentadas aqui.

Como forma de reconhecer e apoiar a investigação que se faz no nosso país em proveito do sector vitivinícola, no final do colóquio e com a presença do Senhor Secretário de Estado da Agricultura, foram entregues, em ex aequo, os prémios CNOIV às comunicações nacionais de jovens investigadores abrangendo os temas da Economia e Direito, Enologia e Viticultura selecionadas pelo júri da CNOIV e que haviam sido foram submetidas ao 34º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que se realizou em Portugal em Junho do ano passado.

Foram premiadas as seguintes comunicações:

  • Economia e Direito - "The influence of Critics' Ratings on Price formation in International Wine Markets" - A.I.A Costa; J.B. Cunha
  • Enologia - "Varietal Thiols in White Wines from Portuguese Grape Wines" - D. Ferreira; N. Moreira; I. Vasconcelos; J.M. Ricardo da Silva; P. Guedes de Pinho
  • Viticultura - "Facing the Complexity Management and Delivering an Highthroughput Device: VinePAT - Martins RC; Silva-Ferreira, AC

A Comissão Nacional da OIV, (CNOIV), é a estrutura nacional de ligação à Organização Internacional da Vinha e do Vinho, funciona junto do IVV e está estruturada em cinco grupos de peritos (Viticultura, Enologia, Métodos de Análise, Nutrição e Saúde e Economia e Direito Vitivinícola), reforçando parcerias entre investigação, universidades, organismos do estado, associações e empresas, em prol do sector vitivinícola.