Seminário: Alterações Climáticas na Produção de Vinho
Com os apoios do Instituto da Vinha e do Vinho, Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Fundação Luso-Americana e ViniPortugal, a ADVID, entidade gestora do Cluster dos Vinhos da Região do Douro, vai realizar um Seminário nos dias 12 e 13 de abril, subordinado ao tema: "Alterações Climáticas na Produção de Vinho. Visão global e avaliação da situação na Região do Douro" a decorrer respetivamente na Fundação Luso-Americana em Lisboa e na sala D. Maria na Alfândega do Porto.

A abertura da sessão em Lisboa será realizada por Sua Excelência, a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Profª Doutora Assunção Cristas.

O forte impacto das alterações climáticas na agricultura e em concreto na viticultura e a importância do tema para a economia vitivinícola nacional, com destaque para a da Região Demarcada do Douro, são por si só alguns dos fatores que importa conhecer.

É nesse sentido que o cientista americano, Prof. Dr. Gregory Jones, do Departamento de Estudos Ambientais da Southern Oregon University (EUA) e investigador em climatologia irá apresentar os resultados do estudo dedicado à compreensão do clima na Região do Douro.

Em complemento e no sentido de obter sinergias e fomentar a partilha de conhecimento, serão também oradores o Prof. Pedro Miranda da Universidade Nova de Lisboa e o Prof. João Santos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que têm trabalhado nas questões do impacto das alterações climáticas em Portugal.

Está assegurada a tradução de inglês para português e vice-versa.

 

Contamos com a sua presença.

Agradecemos confirmação até 9 de abril.

Tel: 254312940

Email: advid@advid.pt

 

Programa [PDF]

Fundação Luso-Americana (FLAD): Rua Sacramento à Lapa, nº 21 - Lisboa