Filme “Mother Vine: a Mátria do Vinho”
O filme "Mother Vine" foi nomeado para os prémios do maior Festival de Filmes de Vinhos do Mundo o "Oenovideo". Foi um dos 28 nomeados (6 longas-metragens) entre os 114 filmes em competição. Os prémios serão conhecidos no domingo.

Este filme, que entre outros também foi apoiado pelo IVV, sendo basicamente um documentário sobre vinhos históricos portugueses, é de uma enorme riqueza histórico-antropológica porque aborda tradições que se estão a perder e um saber-fazer ancestral transmitido através da tradição oral. Mostra-nos assim uma perspetiva social e económica ligada à evolução das regiões focadas - Colares, Pico, Graciosa, Biscoitos, Alentejo, Ourém e Vinhos Verdes.

Leva-nos a reflectir sobre a viabilidade das vinhas antigas destas regiões, que dão vinhos muito diferentes, produzidos a partir de castas autóctones e com práticas de vinificação tradicionais. Em termos comerciais, estes vinhos não têm possibilidade de subsistir por razões de quantidades produzidas e  preço final. São mostrados no filme quase como "curiosidades" e, como tal, não há gente interessada em mantê-los. Quando a geração que os produz desaparecer, será este filme que os documentará.

Veja aqui a lista dos filmes em competição.