Concurso Internacional de Vinhos “LA SELEZIONE DEL SINDACO” 2012
Portugal foi o país, a seguir a Itália, com mais medalhas e teve o melhor Vinho a concurso, o vinho “Conde Oeiras”, produzido pelo Município de Oeiras.O Concurso Internacional “La Selezione del Sindaco”, na edição 2012, decorreu de 25 a 27 Maio, na Cidade Italiana Lamezia Terme.

Este é o único concurso de vinhos internacional que prevê a participação conjunta do produtor e do Município de proveniência das produções e tem como elemento diferenciador dos outros concursos, a missão de valorizar as produções, fruto da tradição e de um território distinto.

No seguimento dos outros anos, a AMPV foi parceira na organização deste Concurso da RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho e da Cittá del Vino - Associação de Cidades do Vinho Italianas, contribuindo com a divulgação deste concurso no território nacional e com a presença de três provadores portugueses no concurso.

Portugal foi a segundo pais, participante neste concurso, com maior número de medalhas. Na edição de 2012, no Concurso Internacional "La Selezione del Sindaco", Portugal teve 40 vinhos medalhados e teve o melhor vinho a Concurso com a pontuação mais alta, que foi atribuída ao Vinho "Conde de Oeiras", produzido pelo Município de Oeiras. Estas medalhas foram 1 Grande Medalha de Ouro, 6 Medalhas de Ouro e 33 Medalhas de Prata, o que corresponde a 18 Municípios, também, premiados e estes foram Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Cartaxo, Gouveia, Lamego, Loures, Mangualde, Melgaço, Montijo, Moura, Nelas,  Oeiras, Palmela, Penalva do Castelo, Rio Maior e Tabuaço (em anexo a esta nota de imprensa segue o quadro com as medalhas descriminadas por vinho, produtores e municípios).

Mediante os resultados congratulamo-nos pela excelente participação dos vinhos e dos territórios vitivinícolas portugueses, através dos seus municípios, que deram uma vez mais provas de estarem na vanguarda da qualidade.

Veja aqui a Lista dos Vinhos Nacionais Premiados.

 

Fonte: AMPV