THINK TANK: ”I & D, INOVAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS VINHOS PORTUGUESES: E AGORA PARA ONDE?”
O Think tank, abordando o tema de pesquisa e desenvolvimento, inovação e comercialização na indústria de vinho Português, realizou-se no dia 28 de junho de 2012, no Instituto da Vinha e do Vinho.

Esta iniciativa foi organizada com o intuito de se definir para o setor vitivinícola prioridades para um programa de ação focado na investigação e inovação (I&D), numa perspetiva integrada e com o envolvimento da indústria e outros agentes e entidades de modo a permitir uma maior interação entre os interesses do setor, as diferentes estruturas e fontes de financiamento.

Foram convidadas a participar cerca de 30 personalidades do setor vitivinícola nacional (anexo I) e este evento contou com a colaboração do estratega e consultor da indústria do vinho Dr. Peter Hayes e dos moderadores/facilitadores dos temas de trabalho desenvolvidos, Eng.º Frederico Falcão (Presidente do IVV), Professor Doutor Jorge Gonçalves (Vice-Reitor da Universidade do Porto) e Professor Doutor Carlos Faro (Vice-Presidente do Biocant Park).

 

Desenvolvimento dos Trabalhos

Foram desenvolvidos 3 temas em grupos de trabalho distintos:

Grupo 1/Tema 1: "Como ultrapassar a falta de visibilidade de Portugal nos mercados internacionais";

Grupo 2/Tema 2: "Como articular a oferta da investigação e desenvolvimento com as necessidades da indústria para resolver os seus problemas";

Grupo 3/Tema 3: "Modelos de financiamento para a investigação e desenvolvimento no setor vinhos".

É de salientar que todos os participantes consideraram esta iniciativa de grande relevância para o setor vitivinícola, considerando ainda importante dar continuidade aos trabalhos iniciados, por forma a serem criadas condições que permitam a criação e desenvolvimento de projetos de I& D de particular interesse para as empresas e para o setor em geral.

Neste sentido, foi criado um Steering Group para orientar, dinamizar e dar continuidade a este "projeto", constituído pelos moderadores e por um representante de cada grupo. O IVV dará o apoio logístico e técnico/administrativo.

CONCLUSÕES

As personalidades da indústria presentes:

  • Reconhecem a necessidade de investigação e R&D mais orientadas e focadas em prioridades;
  • Estarão dispostas a constituir um "pacote" de projetos de desenvolvimento com interesses a vários níveis, nomeadamente estratégicos, empresariais e de co-desenvolvimento que possam atrair o financiamento de várias fontes: públicas, das empresas e outras fontes privadas;
  • Concordam com a análise SWOT do sector vitivinícola apresentada que surge como relevante, mas com margem para melhoramento e atualização, podendo servir de base para o que consideram também necessário a atualização/refrescar do estudo Porter. Contudo, este estudo, por si só, não define projetos executáveis, nem a sua priorização, estrutura ou escala de investimento requerida.

Foram levantadas questões e temas de interesse em diversas áreas, designadamente:

  • Marketing
    • Marketing research com o objetivo de aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses, associado a turismo, história e gastronomia em mercados prioritários, tais como os de expressão portuguesa e países BRIC
  • Produção/indústria
    • Novos produtos
    • Novas práticas enológicas
    • Caraterização das castas autóctones
    • Adequação de métodos de produção a alterações climáticas e redução da pegada de carbono
    • Na área da saúde e alimentação
    • Imagem (embalagens, vedantes e rotulagem)
  • Financiamento
    • Levantamento da estrutura de financiamento de projetos I&D
    • Criação de um fundo/entidade gestora

As personalidades presentes manifestaram um interesse estratégico na criação de uma plataforma de conhecimento ("observatório") em que se faça o levantamento das necessidades do setor, a concentração do conhecimento e investigação relevante, a procura de parcerias para I&D e a ampla divulgação dos resultados.