VIVA os Vinhos de Lisboa !
Os Vinhos de Lisboa viram reconhecida a qualidade do seu trabalho através de todos os prémios conquistados durante o primeiro semestre deste ano. Os vinhos da região têm sido distinguidos em diversos concursos nacionais e internacionais, bem como em diversas iniciativas organizadas por prestigiadas publicações do sector vínico.

1º semestre de 2012 (mais de duas centenas de prémios)

  • 2 medalhas grande ouro
  • 1 duplo ouro (double gold)
  • 40 medalhas de ouro
  • 1 troféu
  • 96 medalhas de prata
  • 79 medalhas de bronze

Foram muitos os Vinhos de Lisboa e os produtores da Região que viram a sua qualidade reconhecida. Alguns em especial:

  • O vinho SANGUINHAL Cabernet Sauvignon /Aragonez 2008 que trouxe para a Região os prémios máximos atribuídos
    este ano nos China Wine Awards: a Double Gold Medal, que distingue os melhores entre os melhores, bem como o China BEST VALUE Wine & Spirits Awards 2012 Trophy Winner. Foi considerado o melhor de Portugal entre os 36 vinhos portugueses medalhados nesta competição.
  • O Vinho Tinto 2012 CEPA PURA que ganhou a Medalha de Grande Ouro, o único vinho português a conseguir este prémio no concurso BERLINER WEIN TROPHY durante o mês de Fevereiro.
  • O Vinho de Lisboa, generoso Carcavelos, "Conde Oeiras", produzido pelo Município de Oeiras foi o único vinho português premiado com a GRANDE MEDALHA de OURO no Concurso Internacional "La Selezione del Sindaco" realizado em Maio, onde obteve a pontuação máxima do concurso. Esta iniciativa de ligar os vinhos e as respectivas Câmaras Municipais, Europeias, tem sido promovida em Portugal pela AMPV, a Associação dos Municípios Portugueses com Vinho, e tem tido grande acolhimento por parte dos "Sindacos" portugueses!
  • Também em Maio o produtor da região de Lisboa, DFJ VINHOS, recebeu o prémio COMPANHIA PORTUGUESA DE VINHOS DO ANO atribuído pela NEW YORK INTERNATIONAL WINE COMPETITION 2012.
  • A Quinta de Sant'Ana Gradil foi considerada Produtor Revelação do ano 2011 pela Revista Wine - A Essência do Vinho
  • O Guia vinhos alemão Berliner Weinfuher 2012 elegeu o Vinho Branco CEPA PURA Fernão Pires 2009, de Filipe Gomes Pereira - Quinta do Montalto, como Melhor Vinho Branco europeu.

Sempre com o objectivo de apoiar os agentes económicos da região, a CVR Lisboa levou a cabo diversas iniciativas que foram um sucesso de adesão e de impacto.

De destacar, a nível interno, a II edição do Almoço de Colares, que reuniu diversas personalidades do mundo dos vinhos, incluindo grande número de jornalistas e gastrónomos, e que tem por objectivo valorizar a importância e a riqueza histórica dos Vinhos de Colares e o seu impacto na economia regional. Teve lugar no Hotel dos Seteais, em Sintra, pertencente à cadeia Tivoli, e que em si próprio é uma atracção histórica pois ali viveram e conviveram a aristocracia portuguesa com muitos dos seus convidados Ingleses e Brasileiros.

Outra das iniciativas teve lugar ontem no Hotel AltisTejo: uma Prova de Vinhos 2011, em que os Vinhos Brancos e Rosados, bem como os Espumantes deste ano puderam ser provados em «primeira mão», por um grande número de Técnicos da Restauração; por Jornalistas do Vinho; por Escanções; por Enólogos; por Técnicos do IVV e por muitos "Opinion Leaders".

Hoje em dia, a maioria dos vinhos de Lisboa está presente na Distribuição Moderna com um binómio Qualidade/Preço, imbatível. Todos estes factores conjugados fazem com que os vinhos da região de Lisboa sejam a primeira ESCOLHA da maioria dos consumidores.

 

Fonte: CVR Lisboa / Press Release