10ª Assembleia Geral da OIV
A 10ª Assembleia Geral da OIV teve lugar no dia 22 de junho de 2012 em Izmir (Turquia), por ocasião do XXXV Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e a representação portuguesa foi assegurada pelo Instituto da Vinha e do Vinho.

Resoluções adotadas

Foram adotadas 38 resoluções, das quais: 3 no âmbito da viticultura; 5 do domínio da Economia e Direito; 23 da área de enologia; 7 sobre métodos de análise.

De entre elas, são de destacar pela sua relevância, expectativas e procura crescente de produtos com baixo teor alcoólico, as quatro resoluções relacionadas com a temática da desalcoolização que englobam as áreas da Enologia - "desalcoolização de vinhos" e "correção do teor de álcool dos vinhos" e da Economia e Direito - "bebida obtida por desalcoolização de vinho" e "bebida obtida por desalcoolização parcial de vinho" [Ver Resoluções]

 

Eleição do Presidente da OIV e dos Presidentes das Comissões e Sub-Comissões da OIV

Foi eleito a nova presidente da OIV, a argentina Claudia Quini, o qual irá suceder por três anos (2012-2015) o francês Yves Bénard que passa a 1º Vice-presidente da OIV.

Os Estados Membros da OIV procederam à eleição, também por um mandato de 3 anos, dos Presidentes das Comissões e Sub-Comissões, (com exceção da Comissão de Economia e Direito). São eles:

Comissão Viticultura: Prof. Vicente Sotes Ruiz (Espanha), Escola Técnica Superior de Engenheiros Agrónomos de Madrid;

Comissão Enologia: Prof. Valeriu Cotea (Roménia), Universidade de Estudos Agrícolas e de Medicina Veterinária de Iasi;

Comissão Direito e Economia: Dr. John Barker (Nova Zelândia), Organização Nacional dos enólogos e produtores de Nova Zelândia. Mantem-se em exercício até outubro de 2012, pois nenhum candidato (um da Alemanha e outro da Itália) obteve número de votos suficiente.

Comissão Segurança e Saúde: Dra. Creina Stockley (Austrália), Universidade Flinders do Sul da Austrália;

Sub-Comissão Métodos de Análise: Dr. Paulo Barros (Portugal), Assessor do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto I.P;

Sub-Comissão Uvas de mesa, uva passa e produtos não fermentados da videira: Prof. Doutor Ahmet Altindisli (Turquia), Faculdade de Agricultura da Universidade Ege de Izmir.

De realçar a eleição do novo presidente da Subcomissão de Métodos de Análise - Paulo Barros, que deixa assim as funções de secretário científico dessa mesma Subcomissão. Esta eleição tem especial importância pois mantém a presença de Portugal no mais alto nível desta instituição de referência de âmbito técnico-científico.

 

Prémios OIV 2012

Foram apresentados os seguintes Prémios OIV atribuídos este ano a obras publicadas, cujo conteúdo representa um contributo científico, original, relevante e de alcance internacional para o sector da vinha e do Vinho:

República Checa (nas áreas da Viticultura e Vinho e Saúde), Austrália (Trabalhos Científicos), Espanha (nas áreas da Enologia - Microbiologia e ainda Monografias e Estudos especializados),da Alemanha (Economia/Direito), USA (História), Itália (Belas Artes), Bósnia-Herzegovina (Vinhos) e França (Monografias e Estudos especializados).

De referir ainda algumas Menções Especiais, atribuídas à Suíça (na área da Viticultura), Itália e França (Descoberta e representação de vinhos) Itália (Vinhos e Territórios), USA (Economia e Direito), China/ Hong Kong (Vinhos e Métodos), França (Monografias e Estudos especializados), China, Rússia e Alemanha (Dicionários) e Portugal (Atos de Simposium - As Construções do Vinho).