Muscats du Monde
O júri internacional provou, durante dois dias, 232 moscatéis de 24 países, de onde resultaram 78 medalhas – 2 Grandes Medalhas de Ouro, 24 Medalhas de Ouro e 52 de Prata. Portugal trouxe para casa 7 galardões, quatro de ouro e três de prata.

No top dos eventos internacionais de vinhos moscatel está a competição Muscats du Monde. Realizado em França há 12 anos, o concurso dos melhores moscatéis do mundo cedo granjeou o reconhecimento mundial pela representatividade e pelos rigorosos métodos de avaliação. Na edição de 2012, que decorreu a 5 e 6 de Julho, Portugal ficou no pódio dos países mais medalhados.  

O júri internacional provou, durante dois dias, 232 moscatéis de 24 países, de onde resultaram 78 medalhas - 2 Grandes Medalhas de Ouro, 24 Medalhas de Ouro e 52 de Prata. Portugal trouxe para casa 7 galardões, quatro de ouro e três de prata. 

Na edição de 2011 foi o Moscatel de Setúbal Reserva 2006, da empresa Venâncio da Costa Lima, que recebeu o título de "Melhor Moscatel do Mundo", este ano o seu sucessor é um moscatel espanhol - BTL Lanzarote. Os Moscatéis de Setúbal continuam a liderar os vinhos portugueses galardoados no concurso, das sete medalhas lusas 5 são para Moscatéis de Setúbal - Malo Tojo Estates, 2009, DO Setúbal (medalha de ouro); Venâncio da Costa Lima, DO Setúbal (medalha de prata); SIVIPA, 1996, DO Setúbal (medalha de prata); Adega de Pegões, 2010, DO Setúbal (medalha de prata); Reserva António Saramago, 2007, DO Setúbal (medalha de prata).

A região da Península de Setúbal tem já uma longa tradição na produção de vinhos generosos, como é o caso do Moscatel de Setúbal, cuja área produtiva se encontra delimitada desde 1907, apesar de a sua produção ser bastante anterior. Este vinho ficou também conhecido por "Torna-Viagem", pelas suas longas e distantes viagens até terras brasileiras, regressando o excedente à origem mais concentrado e suave.

Para a sua produção, é necessário que estejam presentes, pelo menos 67% das castas "Moscatel de Setúbal" ou "Moscatel Roxo"; quando este valor é superior a 85%, as castas assumem-se como "designação tradicional" da Denominação de Origem "Setúbal".

Como a tradição é fazer 100% dos vinhos com cada uma destas castas o que os consumidores encontram no mercado são vinhos "Moscatel de Setúbal" e "Moscatel Roxo", vinhos de grande qualidade que a raridade do Moscatel Roxo ainda aguça.

 

Muscats du Monde 2012 - Resultados da Península de Setúbal: 

 

Saiba mais em: http://www.muscats-du-monde.com/

 

Arrábida

 

Fonte: CVR Península de Setúbal / Aqui à Beira