Museus

Museu particular ligado história e produção de Vinho do Porto da casa Sandeman & Cª., SA.

Visitável após solicitação à administração. Este pequeno museu está instalado numa antiga adega e pretende retratar a história da empresa.

Instalado num antigo granel (local utilizado para o armazenamento de cereais e vinho), o museu recria aspectos etnográficos e culturais da Graciosa.

Reaberto no início de 2008, está instalado na Adega Viúva Gomes, em Almoçageme

O Museu do Douro, instituído pela Lei 125/97, foi concebido como um museu do território, polivalente e poli nuclear, vocacionado para reunir, conservar, investigar e divulgar o vasto património museológico e documental disperso pela região.

O Museu do Vinho Bairrada, inaugurado a 27 de Setembro de 2003, conta no seu acervo com espólio de cariz industrial, técnico e arqueológico associado à Bairrada Vitivinícola.

Este Museu encontra-se instalado nas antigas adegas José Maria da Fonseca, produtor mais conhecido do famoso Moscatel de Setúbal

O Museu do Vinho é o testemunho vivo da arte do saber produzir o Vinho Madeira, que foi e continua a ser factor representante da tradição, da história e da cultura dos madeirenses e da própria Ilha.

O Museu do Vinho de Macau, inaugurado em 15 de Dezembro de 1995, é um espaço de características, culturais, lúdicas e didáticas.

Museu privado ligado à temática do vinho, funciona no Centro Paroquial Social de Ribeira Chã, na Ilha de S.Miguel

Instalado no antigo Convento das Carmelitas, este Museu foi inaugurado em 1999.

O Museu do Vinho do Porto, dedicado sobretudo à área comercial do vinho do Porto, surge integrado na filosofia de núcleos descentralizados do projecto do museu da cidade.

Museu particular, foi criado em 2 de Fevereiro de 1990 na sequência do centenário da Casa Agrícola Brum, Lda., produtora do famoso vinho Verdelho dos Biscoitos.

Instalado na antiga Adega que em 1874, José Eduardo Raposo de Magalhães mandou edificar para aí implementar e desenvolver a vinicultura da região.

O Museu do Vinho de Redondo, aberto ao público em Setembro de 2001, foi concebido como ponto de partida para a descoberta do Alentejo e da sua tradição vitivinícola.

O Museu encontra-se instalado em diferentes edifícios que outrora tiveram funçoes de apoio a actividade agrícola da quinta.