Vinho com Moderação
Um Programa Pan-Europeu que Promove a Responsabilidade e Moderação no Consumo de Vinho

O programa Vinho com Moderação é o compromisso mensurável do sector europeu do vinho para implementar uma contribuição efectiva e específica para a redução dos malefícios relacionados com o álcool, apoiado em informação baseada na ciência, educação alargada e auto-regulação do sector, representando a contribuição do sector para o Fórum da Saúde e do Álcool da Comissão Europeia dentro do enquadramento da estratégia da UE para apoiar os Estados Membros a reduzir os malefícios relacionados com o álcool.

Objectivos

  • 1. Divulgar pelo Sector uma Mensagem Comum de moderação.
  • 2. Informar e educar os consumidores de vinho de forma na que estes possam tomar decisões responsáveis e esclarecidas sobre a bebida.
  • 3. Integrar moderação e responsabilidade nas comunicações comerciais de vinho e produtos vínicos.
  • 4. Desenvolvimento e divulgação das melhores práticas para promover a moderação.

Implementação dos objectivos

Objectivo 1 - Mensagem Comum 

Extracção de elementos chave desta Mensagem Comum de moderação e sua utilização em materiais de comunicações direccionadas, incluindo brochuras informativas de estilo corporativo e uma apresentação educacional ‘art de vivre' ou experiência de vida, para serem usadas com pessoas de todas as idades. Estes materiais irão cobrir tópicos como atitudes saudáveis em relação ao vinho, os riscos associados ao consumo abusivo, e o quadro legal.

Objectivo 2 - Programa de educação "Art de Vivre"

Essencial para a promoção da moderação e responsabilidade no consumo sensato, que envolve:

  • Educação activa da indústria e consumidores para encorajar a mudança cultural na abordagem ao consumo de bebidas alcoólicas ao fazer da moderação uma moda
  • Educar os consumidores que apreciam vinho a fazê-lo de forma responsável e moderada, como parte de um estilo de vida saudável
  • Familiarizar os consumidores dos riscos do abuso e do uso impróprio e dos benefícios do consumo moderado de vinho de forma a permitir que tomem decisões informadas e responsáveis.

Objectivo 3 - Princípios da Comunicação dos Vinhos (WIC - Wine Communication Standards)

Direccionados para a promoção de boas práticas em toda a Europa, ao mesmo tempo que tem em conta as características específicas do sector do vinho. Concentram-se em:

  • Reforçar as tradições da apresentação, comunicação e disponibilização do vinho ao consumidor como meio de promover a moderação e a responsabilidade
  • Certificar-se que as comunicações comerciais sobre produtos vitivinícolas não encorajam nem aceitam qualquer tipo de consumo excessivo ou uso indevido.

Objectivo 4 - Conselho de Informação sobre Vinho (WIC - Wine Information Council)  

Em coordenação com as autoridades europeias. O WIC está direccionado para: 

  • Partilhar "boas práticas" com as organizações do sector europeu do vinho nos estados membros da EU;
  • Desenvolver um projecto e estrutura para uma Base de dados de Informação para:
    • Coordenar o fluxo de informação entre as várias Associações de Aspectos Socias/Saúde e Vinho a nível nacional e local, garantindo que a informação está disponível para uso de todos os stakeholders";
    • Consolidar toda a informação relevante baseada na ciência rigorosa;
    • Estimular investigações adicionais realizadas por investigadores independentes e credíveis sobre outros aspectos de interesse e/ou preocupação.

Aderentes ao Programa "Vinho com Moderação, Art de Vivre" em Portugal

Aderentes em 29-03-2012 [PDF]

Aderentes em 29-06-2011 [PDF]

Wine in Moderation