Beira Atlântico

A producao de vinho na regiao remonta ao tempo dos romanos, fazendo disso prova os diversos lagares talhados nas rochas graniticas (lagares antropomorficos), onde na epoca o vinho era produzido. Ja nos reinados de D. Joao I e de D. Joao III, respectivamente, foram tomadas medidas de proteccao para os vinhos desta area do pais, dadas a sua qualidade e importancia social e economica.

A tradicao destes vinhos remonta ao reinado de D. Afonso Henriques, que autorizou a plantacao das vinhas na regiao, com a condicao de ser dada uma quarta parte do vinho produzido.

Estendendo-se desde o Minho ate a Alta Estremadura, e uma regiao de agricultura predominantemente intensiva emulticultural, de pequena propriedade, onde a vinha ocupa um lugar de destaque e a qualidade dos seus vinhos justifica o reconhecimento da DOC "Bairrada".

Os solos sao de diferentes epocas geologicas, predominando os terrenos pobres que variam de arenosos a argilosos, encontrando-se tambem, com frequencia, franco-arenosos.

A vinha e cultivada predominantemente em solos de natureza argilosa e argilo-calcaria. Os Invernos sao longos e frescos e os Veroes quentes, amenizados por ventos de Oeste e de Noroeste, que com maior frequenta e intensidade se fazem sentir nas regioes mais proximas do mar.

A regiao da Bairrada situa-se entre Agueda e Coimbra, delimitada a Norte pelo rio Vouga, a Sul pelo rio Mondego, a Leste pelas serras do Caramulo e Bucaco e a Oeste pelo oceano Atlantico. E uma regiao de orografia maioritariamente plana, com vinhas que raramente ultrapassam os 120 metros de altitude, que, devido a sua planura e a proximidade do oceano, goza de um clima temperado por uma fortissima influencia atlantica, com chuvas abundantes e temperaturas medias comedidas.

Os solos dividem-se preponderantemente entre os terrenos argilo-calcarios e as longas faixas arenosas, consagrando estilos bem diversos consoante a predominancia de cada elemento.

Integrada numa faixa litoral submetida a uma fortissima densidade populacional, a propriedade rural encontra-se dividida em milhares de pequenas parcelas, com dimensoes medias de exploracao que raramente ultrapassam um hectare de vinha, favorecendo a presenca de grandes adegas cooperativas e de grandes empresas vinificadoras, a par de um conjunto de produtores engarrafadores que muito dignificam a regiao.

As fronteiras oficiais da Bairrada foram estabelecidas em 1867, por Antonio Augusto de Aguiar, tendo sido das primeiras regioes nacionais a adoptar e a explorar os vinhos espumantes, uma vez que na regiao, o clima fresco, humido e de forte ascendencia maritima favorece a sua elaboracao, oferecendo uvas de baixa graduacao alcoolica e acidez elevada, condicao indispensavel para a elaboracao dos vinhos espumantes.