Concurso de Vinhos Engarrafados de Lisboa 2012
No dia 26 de Outubro, ficaram a conhecer-se os resultados do CONCURSO DE VINHOS ENGARRAFADOS DE LISBOA 2012. Uma iniciativa conjunta da Confraria dos Enófilos da Estremadura e da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, que tem por objectivo destacar e premiar os melhores produtos vínicos certificados da Região.

Este concurso, aberto a vinhos e aguardentes engarrafados com Denominação de Origem "Alenquer", "Arruda", "Bucelas", "Carcavelos", "Colares", "Encostas d'Aire", "Óbidos", "Torres Vedras" e Lourinhã ou Indicação Geográfica Lisboa, contempla as classes de vinhos tranquilos, vinhos espumantes, vinhos licorosos e aguardente com denominação de origem.

Dos 102 candidatos, 45 foram avaliados pelo Júri Especial, tendo sido apuradas 8 Medalhas de Ouro e 23 Medalhas de Prata.

Os medalhados a ouro repartiram-se por 2 vinhos brancos (1 DO Óbidos e 1 DO Bucelas), 3 vinhos tintos (3 IG Lisboa), 1 vinho licoroso (DO Carcavelos) e 2 aguardentes (DO Lourinhã).

Vinhos Brancos

  • Quinta das Cerejeiras -Reserva - DO Óbidos - 2010 - Companhia Agrícola do sanguinhal
  • Morgado de St.Catherina - DO Bucelas - 2010 - Companhia das Quintas

Vinhos Tintos

  • Quinta do Pinto - Touriga Nacional - IG Lisboa - 2009 - Quinta do Pinto
  • Castelo do Sulco - Reserva - IG Lisboa - 2010 - Quinta do Gradil
  • Fonte das Moças - IG Lisboa - 2009 - João Melícias

Vinhos Licorosos

  • Conde de Oeiras - Meio Doce - DO Carcavelos - Câmara Municipal de Oeiras

Aguardente com Denominação de Origem

  • Quinta do Rol - DO Lourinhã - Aguardente Velha - XO - Sociedade Agrícola Quinta do Rol
  • Adega Cooperativa da Lourinhã - DO Lourinhã - Aguardente Velha - XO - Adega Cooperativa da Lourinhã

A divulgação dos resultados e a entrega dos Prémios tiveram lugar num jantar promovido pela CVR Lisboa no dia 26 de Outubro, na Quinta de S. Gonçalo, na Ventosa de Alenquer, no âmbito do SIMPÓSIO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA

Este Simpósio dos Vinhos de Lisboa decorreu nos passados dias 26 e 27 de Outubro dentro de um espírito muito positivo e de grande entreajuda.

As conclusões são vastas mas destacam-se as que se prendem com o dia a dia das explorações - a decisão de fazer ou não enrelvamento entre as carreiras das vinhas, as que têm a ver com a maturação dos vinhos em madeira, os vários tipos de madeira que podem ser usados, a pegada do carbono...

Este Simpósio foi um dos mais importantes para a vinha e o vinho em geral, e o nível da participação (160 inscritos) é disso uma boa prova, como o é também o interesse geral despertado pelas comunicações que geraram debates muito interessantes.

 

 

 Fonte: Sopexa