Comemorações dos 75 Anos da Criação da Junta Nacional do Vinho
As Comemorações decorreram entre o dia 5 e 26 de novembro.

No dia 5, a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Prof. Doutora Assunção Cristas inaugurou uma exposição composta por documentos e objetos da Junta Nacional do Vinho, deu início à abertura de um Ciclo de Conferências e descerrou uma placa comemorativa nas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.

Estiveram presentes: O Presidente e a Vice Presidente, do Conselho Diretivo do IVV, I.P., Engº. Frederico Falcão e Dra. Edite Azenha, respectivamente, Membros do Conselho Consultivo e funcionários.

 

 

No dia 6, foi inaugurada a exposição "Sentidos da História ou uma História de Sentidos? 75 Anos da Criação da Junta Nacional do Vinho", na Assembleia da República, com a presença do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Dr. Vasco Cunha, que representou a Presidente da Assembleia da República, Dra. Assunção Esteves, e do Secretário de Estado da Agricultura, Engº. José Diogo Albuquerque. Além do Presidente e da Vice Presidente do Conselho Diretivo do IVV, I.P. estiveram, também, líderes de grupos parlamentares, deputados e outras individualidades.

 

Nos dias 8, 22 e 26, na sala da "Embaixada do Vinho", do IVV, I.P. decorreram as seguintes conferências:

"O Vinho à Mesa do Papa" - Dra. Aura Miguel;

[Ver apresentação]

"Três Mil Anos na Cultura Europeia: Poetar, Filosofar e Beber" - Doutor Paulo Archer de Carvalho;

 

"O Vinho e a Saúde" - Doutor Nuno Borges.

 

No dia 21, realizou-se um lanche de confraternização, que contou com mais de uma centena de trabalhadores da Junta Nacional do Vinho e do Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., tendo havido projecções de filmes e de fotografias do tempo da Junta Nacional do Vinho.