O sucesso da Campanha “Wine in Moderation” na Europa
Os representantes do Sector Vitivinícola Europeu, em Bruxelas comemoraram o quarto aniversário do programa Vinho com Moderação (WIM), uma campanha de comunicação europeu destinado a promover a responsabilidade e moderação no consumo de vinho.

Para marcar este evento, o diretor geral da OIV, Federico Castellucci, manifestou o seu apoio a esta iniciativa e destacou a importância de "saber como se comunicar adequadamente no setor."

Os organizadores desta iniciativa estabeleceram um "balanço positivo", o nosso compromisso é traduzido em ação" assegura o Presidente da WIM, George Sandeman. E segundo o especialista, através da divulgação de "Vinho com Moderação", "aspiramos que o consumo responsável e moderado de vinho se converta numa norma social e cultural".

Para ilustrar o impacto do programa de atividade WIM na sociedade, podemos citar os programas de treino para os profissionais realizados pelo Deutsche WeinAkademie, bem como o programa de aprendizagem que a Comissão Europeia levou a consumidores Estilo de vida EFP-Programa de Parceria, em conjunto com diversas atividades organizadas sob a direção de Stylianos Filopoulos, Diretor do "Vinho com Moderação".

É interessante notar a influência positiva da campanha europeia, realizada em Espanha, "Quem Sabe Beber, Sabe Viver", cujo objetivo é "disseminar o conhecimento sobre o vinho, transmitir os critérios de consumo moderado ligado ao prazer e enfatizar o valor incorporado pelo vinho na sociedade, cultura, paisagem e na dieta mediterrânica. "

A implementação da campanha em Portugal (Vinho com Moderação) reflete a forma como as diferentes iniciativas promovidas podem ser aplicadas e melhoradas a nível nacional. Cooperação entre embaixadores e associações empresariais da indústria pode ter uma ação orientada para as necessidades específicas de cada país, como mostrado no programa WIM.


Fonte: OIV