Vinho Investe 41,6 Milhões em Promoção
A carteira de projetos gerida pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) já permitiu realizar investimentos de 41,6 milhões € para promover os vinhos portugueses em mercados fora da U.E.

O balanço mais recente do IVV revela que entre 2009 e 2012 os investimentos em diversos mercados, com destaque para Estados Unidos, Angola, Brasil, Canadá, China, Suíça e Rússia, atingiram o valor de 41,6 milhões €, cofinanciados em 50% por fundos comunitários.

Os investimentos foram realizados por empresas privadas e organizações do sector do vinho, e a análise do IVV conclui que a carteira de projetos é maioritariamente constituída por empresas (86% do total de 186 projetos aprovados) que também representam a maior fatia do investimento aprovado (68%).

Destinado a promover a qualidade dos vinhos nacionais e aumentar a competitividade do sector do vinho, o IVV realça que 1 em cada 3 projetos apresentados pelas empresas refere-se a investimentos até 100 mil euros, configurando assim a crescente dinâmica exportadora das PME do setor do vinho.

Em 2008 as exportações portuguesas de vinho atingiram 597 milhões € e volvidos 3 anos chegaram a 675 milhões € em 2011. Até Outubro de 2012 as exportações portuguesas de vinho aumentaram 7,3% situando o valor em 562 milhões €.

Para Frederico Falcão, presidente do IVV, "estes apoios têm sido vitais para aumentar a exportação de vinho e internacionalizar as empresas do sector, focando a atividade exportadora para os mercados fora da Comunidade que, de acordo com os dados até Outubro 2012, já representam 43% do valor das exportações totais de vinho, quando no mesmo período de 2011 era de 41,1%".

Para o futuro, Frederico Falcão assinala que "o IVV ambiciona mais atividade exportadora das empresas do sector e maior utilização dos apoios à promoção, sendo desejável que esta carteira de projetos permita que em 2013 e 2014 o investimento seja de 30 milhões de euros".

Sobre os apoios à promoção:

A promoção de vinho é uma das medidas incluídas no programa de 5 anos, a aplicar entre 2009 e 2013, que foi apresentado por Portugal a Bruxelas em Junho de 2008. Até 2012 a aplicação deste programa atingiu uma execução de 98%, gerando financiamentos de 208,9 milhões de euros ao sector do vinho. Em 2013 o programa tem um orçamento de 65,16 milhões €, dos quais 11 milhões € destinados a apoiar a promoção de vinho em mercados de países terceiros.  

Sobre o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV):

O IVV é um instituto público sob tutela do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT) que tem por missão coordenar e controlar a organização institucional do sector vitivinícola, auditar o sistema de certificação de qualidade, acompanhar a política comunitária e preparar as regras para a sua aplicação, bem como participar na coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas.