Catálogo das castas para vinho cultivadas em Portugal, vol. 2
No dia 13 de março de 2014, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Eng.º José Diogo Albuquerque e de outras individualidades, teve lugar o lançamento do “Catálogo das castas para vinho cultivadas em Portugal”, vol. 2, no Salão do Marquês, do Ministério da Agricultura e do Mar.

Este Catálogo resulta de uma parceria entre o Instituto da Vinha e do Vinho, I.P., com o Instituto Superior de Agronomia, a Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior de Agronomia (ISA/ADISA) e a colaboração do INIAV/EVN-Dois Portos.

Esta publicação decorre na sequência de um primeiro volume, editado em 2011, ficando concluído o trabalho de descrição ampelográfica das castas de videira, num total de 282 variedades, passando assim a existir uma descrição oficial, que sirva de padrão à certificação das variedades.

O Catálogo é constituído por fichas individuais, destacáveis, que apresentam a descrição da casta e informação sobre as suas características relativas às aptidões culturais e enológicas, distribuição geográfica e dados dos microssatélites (DNA).

Este formato permite uma fácil atualização e é um instrumento de trabalho para investigadores e viticultores em geral.

Por fim, foram apresentados vinhos varietais de castas autóctones de pouca divulgação, que apresentam características para a produção de vinhos de qualidade e diferenciadores do padrão habitual.