Início\ Informação \ Notícias
Especial do júri: A espalhar raízes de vinha lusitana por outras mesas
O sector do vinho representa cerca de 14% nas exportações do sector agro-alimentar português. São 150 países alcançados. O instituto que apoia o sector é agora distinguido.

Não exporta mas assegurou o Prémio Especial do Júri na categoria. O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) é o organismo a quem cabe coordenar o sector vitivinícola português, certificar a sua qualidade bem como acompanhar a aplicação de regras comunitárias.

O apoio a um sector que exporta para mais de 150 países é, por isso, motivo para a distinção do instituto criado em 1986. Os vinhos representam cerca de 14% nas exportações do sector agro-alimentar português.

"O sector vitivinícola reconhece ao IVV um papel facilitador nos processos" de exportação e internacionalização, considera o presidente Frederico Falcão. É a este instituto que cabe gerir os apoios comunitários para a promoção do vinho no exterior, auxiliar nos processos de exportação e a identificar barreiras nos mercados externos.

"O sector vitivinícola reconhece ao IVV um papel facilitador nos processos de exportação e internacionalização."
Frederico Falcão
Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV)


"Os apoios à promoção são uma ferramenta estratégica no sentido que contribuem para criar notoriedade para os vinhos portugueses e acrescentar valor às nossas exportações", lembra Frederico Falcão. Mais do que exportar em quantidade, a meta é exportar em qualidade.

O Instituto da Vinha e do Vinho define ainda o objectivo de atingir os mil milhões de euros nas exportações até 2020.

Além da escolha de um parceiro local, "o exportador terá acima de tudo que obter o máximo de informação possível sobre o mercado para onde pretende exportar, para que possa tomar uma decisão consciente e ponderada", aconselha.

 

Fonte: Jornal de Negócios / Wilson Ledo