Início\ Informação \ Notícias
Apresentação do livro "Vinho à mesa" de Maria João de Almeida
Inserida na programação do evento Peixe em Lisboa, será realizada, dia 12 de Abril, no Salão Nobre do Pavilhão Carlos Lopes, uma apresentação do livro "Vinho à mesa - Treze Chefes, Treze Regiões, 265 Vinhos" de Maria João de Almeida.

 

 

O livro será apresentado por Duarte Calvão e Frederico Falcão (Presidente do IVV, I.P.). A entrada é livre.

 

Resumo da obra:

Idealizar um livro de vinho e comida com um conceito diferente, que fugisse à básica paginação receita e fotografia do prato e do vinho, não foi tarefa fácil. Mas a autora conseguiu vencer o desafio e oferece-nos um livro diferente, falando muito a sério de forma criativa e divertida. Esta obra está dividida em 13 regiões vitivinícolas portuguesas e, para cada uma delas, foi atribuído por sorteio um chefe de cozinha português. Reuniram-se assim alguns dos mais conceituados chefes de cozinha nacionais, dos veteranos aos mais jovens, todos eles talentosos e incontornáveis, que cozinharam para alguns dos melhores vinhos das diversas regiões vitivinícolas portuguesas. Vinhos que harmonizaram com os seus pratos, mas que também serviram para contar a História e as histórias do vinho português, dos clássicos aos produtores mais recentes. Um livro imperdível que vai querer ter na sua biblioteca. E na sua cozinha.

 

Sobre a autora:

Maria João de Almeida é jornalista desde 1995, tendo-se especializado na área dos vinhos. Trabalhou na TVI e integrou os quadros do Expresso durante mais de uma década.
Colabora frequentemente com várias publicações e é membro de júri de diversos concursos de vinho e gastronomia nacionais e internacionais. É autora de livros, entre os quais «Memórias do Vinho» e «Guia do Enoturismo em Portugal», este último premiado o melhor do mundo nos Gourmand Awards. Foi condecorada pela Ordem Soberana dos Cavaleiros de Santo Urbano e São Vicente e é membro da prestigiada Confraria do Vinho do Porto. Em 2009, lançou o seu site www.mariajoaodealmeida.com, uma referência nas áreas dos vinhos, gastronomia e turismo, e a VinhoTV, o primeiro canal on-line dedicado ao vinho na web. É ainda formadora de cursos de prova de vinhos e editora da revista Escanção.