Início\ Informação \ Notícias
Mais fácil acesso ao mercado da China para vinhos doces da UE
A China alterou agora a sua legislação, definindo o novo nível máximo de dióxido de enxofre em 400 mg/l para o vinho doce.

O sector vitivinícola comunitário e vários Estados-Membros encontravam até agora problemas na exportação de certos vinhos brancos doces para o mercado chinês, uma vez que o limite máximo de dióxido de enxofre fixado pela China era de 250 mg/l, muito inferior ao permitido na União Europeia.

A Comissão Europeia, em estreita colaboração com vários os Estados-Membros, levantou esta questão muitas vezes a nível bilateral e multilateral com a China, inclusivamente no contexto da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A China alterau agora a sua legislação, definindo o novo nível máximo de dióxido de enxofre em 400 mg/l para o vinho doce, que está totalmente em conformidade com a norma internacional, tal como definido pelo Codex Alimentarius, pela OIV e pela legislação da UE.

Entre os vinhos doces listados no Anexo I B do Regulamento (CE) nº 606/2009 da Comissão, de 10 de Julho, como podendo apresentar até 400 mg/litro de dióxido de enxofre, constam os vinhos brancos com direito à denominação de origem protegida «Douro», seguida da menção «colheita tardia».

Dado o substancial crescimento global das exportações dos vinhos e o gosto do consumidor chinês, a abertura deste nicho de mercado poderá aumentar significativamente o nível de exportações de vinhos da UE para a China, cujo valor global em 2009 foi de cerca de 200 milhões de euros.

 

Fonte: Adaptado de FlashNote No 36 - 19 May 2010
                           European Commission - External Trade