Assinatura Pública do Código de Boas Práticas nas Comunicações Comerciais do Vinho
Apresentação do Observatório de Responsabilidade Social e Vinho com Moderação

No passado dia 10 de Setembro, com a presença do Senhor Ministro da Agricultura Dr. Jaime Silva e de diversas outras individualidades, decorreu na Sede da Associação das Empresas de Vinho do Porto, a assinatura pública do Código de Boas Práticas nas Comunicações Comerciais do Vinho no âmbito do Programa "Vinho com Moderação, Art de Vivre".

O projecto "Wine in Moderation, Art de Vivre" foi lançado publicamente em Bruxelas, com a presença da Comissária da Agricultura, do Ministro da Agricultura Francês e do Ministro da Agricultura Português, a 18 de Março de 2008 e em Portugal o sector do Vinho lançou o programa "Vinho com Moderação, Art de Vivre" na Assembleia da República, no dia 03 de Julho de 2008.

A adesão ao "Código de Boas Práticas nas Comunicações Comerciais do Vinho" no âmbito do programa Vinho com Moderação já havia sido aprovada pela Assembleia Geral da Associação das Empresas de Vinho do Porto, em Março de 2008, pelo que a concretização da assinatura pública do referido Código de Boas Práticas, é, nesta fase, o culminar de algumas medidas que têm vindo a ser tomadas e que visam chamar a atenção para a necessidade da promoção do consumo moderado do vinho.

Ao assumir a liderança na comunicação da Moderação e Responsabilidade no consumo do vinho, este sector prova uma vez mais ser um sector responsável que pretende prevenir o abuso e o uso impróprio do Vinho, pois se o vinho funciona como um aliado da saúde quando consumido moderadamente, não restam dúvidas que se torna altamente prejudicial se ingerido em quantidade.

Mas esta campanha pretende ir mais além das questões de saúde pública, pois pretende também incentivar o consumidor a apreciar devidamente o vinho e a aproveitar todo o prazer que este pode proporcionar.

No decurso da sessão foi também apresentado o projecto do Observatório de Responsabilidade Social e Vinho com Moderação que está aberto a todas as entidades que a ele queiram aderir.

Este Observatório tem como missão promover o consumo moderado, educar os profissionais do sector e familiarizar os consumidores com os benefícios de um consumo moderado de vinho e com os riscos do abuso de álcool.

Para mais informações sobre o Programa "Vinho com Moderação, Art de Vivre":

Website: www.vinhocommoderacao.pt ou www.wineinmoderation.eu/
e-mail: info@vinhocommoderacao.pt   
Telef.: 223745520