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06. OIV - Plano Estratégico 2015-2019

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O Essencial sobre o Setor Vitivinícola

 

06. OIV - Plano Estratégico 2015-2019

O comércio internacional do vinho continua a crescer. A quota dos volumes de exportação de vinho aumentou significativamente ao longo da última década, com mais de 101 milhões de hectolitros (MHL) em 2012 ou 36% da produção global, em comparação com os 72,4 MHL há 10 anos, e que representavam 25% da produção. Este aumento está relacionado não só com a globalização do consumo, mas também com o aumento constante do número de países produtores.

Neste contexto, com o aumento da concorrência entre os países produtores, é essencial definir as características dos produtos vitivinícolas e suas especificações bem como promover as boas práticas regulamentares, a fim de garantir o comércio justo e a integridade e a sustentabilidade dos vários produtos do sector vitivinícola no mercado mundial.

É importante ir de encontro às expectativas dos consumidores em termos da qualidade do produto, da proteção da saúde e do meio ambiente e das informações sobre os produtos vitivinícolas, mantendo um mercado mundial sustentável para o vinho.

Há consideráveis desafios comerciais, económicos, ambientais, territoriais e sociais relacionados com a cultura da vinha e produtos da vinha. A OIV deverá disponibilizar os seus conhecimentos e aconselhamento oportuno, sobre estas questões.

O plano de cinco anos, 2015-2019 está estruturado em torno dos seguintes cinco eixos estratégicos:

1. Promover a vitivinicultura sustentável

No âmbito do desenvolvimento da vinha e evoluções da vitivinicultura convencional, a OIV tem como objetivo promover a vitivinicultura sustentável. Para isso, a OIV considera o desafio das alterações climáticas, caracteriza e avalia os métodos de produção de uvas, vinhos, outros produtos e princípios, e analisa sua eficiência económica, considerando as práticas corporativas de responsabilidade social. A OIV protege e otimiza o uso dos recursos naturais para a sustentabilidade de terroirs vitícolas.

 
2. Estabelecer as regras autenticidade dos produtos vitivinícolas e promover boas práticas regulamentares
Para categorizar o produto vitivinícola, a OIV promove princípios de boas práticas regulamentares e elabora recomendações sobre práticas enológicas e sobre métodos de análise. A OIV define a qualidade de cursos de formação profissional do sector.


3. Compreender as tendências do mercado e a dinâmica da cadeia de suprimentos

Dentro do contexto de desenvolvimento do comércio internacional no sector do vinho e a fim de compreender toda dinâmica da cadeia de abastecimento, a OIV irá melhorar os seus sistemas de intercâmbio de informações e de análise estatística e facilitar a identificação de tendências de mercado, em toda a cadeia de valor.
 

4. Contribuir para a segurança dos consumidores e as suas expectativas

Com base na avaliação e pareceres científicos, a OIV contribui para a segurança alimentar dos produtos vitivinícolas. Avalia tecnologias inovadoras e aspectos fisiológicos e nutricionais relacionados com o consumo de produtos vitivinícolas, bem como fatores sócio-comportamentais. A OIV visa também assegurar a coerência em relação à rastreabilidade e rotulagem.


5. Reforçar a cooperação internacional e governança OIV

Como uma organização intergovernamental mundial, a OIV promove a cooperação internacional e participação de Estados e Observadores. A OIV facilita e destaca a produção científica através de uma comunicação adequada.

 
O plano estratégico 2015-2019 é executado de acordo com um programa de trabalho anualmente ajustável, aprovado pelo Comité Executivo, e a ser desenvolvido pelas várias Comissões, Subcomissões e grupos de peritos, Comité Científico e Técnico.