II Concurso de Vinhos Engarrafados de Trás-os-Montes
No dia 1 de Julho de 2010, realizou-se em Valpaços o II Concurso de Vinhos Engarrafados de Trás-os-Montes organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes.

Participaram neste Concurso 19 produtores com 43 vinhos DOP "Trás-os- Montes" e IGP "Transmontano", o que representa um aumento significativo quer de vinhos, quer de produtores relativamente ao anterior Concurso, denotando-se o esforço e empenho que os vitivinicultores transmontanos, quer produtores individuais, quer adegas cooperativas, estão a desenvolver no sentido de produzirem vinhos de qualidade, valorizando assim quer as suas produções mas também a região.

O Júri foi presidido pelo Eng. Eduardo Abade do Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e contou ainda, para além, de elementos do Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro, com a presença de elementos do Instituto da Vinha e do Vinho, do Instituto dos Vinho do Douro e Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos Verdes, da Associação Portuguesa de Jovens Enófilos e Jornalistas de Revistas da especialidade, num total de 15 elementos.

Este ano foram atribuídas 14 medalhas, das quais 4 são de Ouro e 10 de Prata.

[Ver Resultados]