Execução do Programa de Apoio - Exercício de 2010
Os resultados relativos à execução do programa de apoio para o exercício de 2010 foram apresentados no Conselho Consultivo do IVV de 12 de Novembro.

O exercício financeiro de 2010 em Portugal:

A Portugal foram atribuídos 51,627 milhões para 2010 (mais 13,825 milhões de euros que no exercício anterior), o que representa 5% do total dos fundos comunitários para os programas de apoio ao sector neste exercício.

O Programa de Apoio teve uma taxa de execução de 100%, o que constitui uma melhoria face ao exercício de 2009 em que a execução do Programa de Apoio foi de 87,7%.

A maior verba na execução refere-se à medida de reestruturação e reconversão de vinhas - 40,8 milhões de euros, ou seja, mais de 79% das verbas aplicadas a nível nacional.

Em segundo lugar encontra-se o conjunto das destilações (de vinho para álcool de boca e de subprodutos da vinificação), onde foram aplicados cerca de 6,3 milhões de euros.

Em terceiro lugar, e com 3,4 milhões de euros situa-se a ajuda à promoção de vinhos em mercados de países terceiros.

A restante verba - cerca de 1,1 milhões de euros - teve como destino a ajuda à utilização de mostos concentrados.

 

A Reestruturação e Reconversão de Vinhas

Portugal privilegiou esta medida estrutural como investimento na qualidade dos nossos vinhos, canalizando para ela a maior parte dos fundos comunitários disponibilizados para o Programa de Apoio.

Desde 2000 (ao abrigo do programa Vitis e, nas duas últimas campanhas, através do Programa de Apoio do sector), a área reestruturada em Portugal corresponde a 17% da área total de vinha.

Em 2010 foram aprovadas candidaturas para uma área total de 4.448 ha.

À semelhança dos anos anteriores, a região Norte, representa em 2010 a maior parcela de área reestruturada a nível nacional: 51,4%. O Alentejo ocupa o segundo lugar, com 22,5% da área.