Exportações de vinhos da Beira Interior a crescer
As exportações de vinhos da Beira Interior representam 21,7% do total das vendas de vinhos DOC e VRB da região. O crescimento das exportações de 2009 para 2010 foi de 19,9%, ultrapassando as 500 000 garrafas de vinho exportado.

As exportações de vinhos da Beira Interior representam 21,7% do total das vendas de vinhos DOC e VRB da região. Os maiores destaques nos mercados fora da União Europeia, vão para EUA, Angola, Brasil, China e Canadá e nos mercados da U.E. para Reino Unido, França, Alemanha e Luxemburgo. O crescimento das exportações de 2009 para 2010 foi de 19,9%, ultrapassando as 500 000 garrafas de vinho exportado.

Em relação ao número de garrafas vendidas durante 2010, relativamente aos vinhos DOC Beira Interior registamos um crescimento de 41,6% quando comparado com o ano transacto; o que mostra o crescimento que a região está a ter, fruto da qualidade cada vez maior, dos vinhos aqui produzidos.

Esta subida deve-se ao facto de haver na Beira Interior mais massa crítica e haver por parte dos operadores da região uma aposta clara na internacionalização dos seus vinhos.

A região exporta vinhos para mais de 25 países e apesar dos indicadores económicos não serem os melhores para o próximo ano, a nossa expectativa é que em 2011 se consolide este crescimento global em número de garrafas de vinho DOC Beira Interior introduzidas no mercado e que a exportação continue a ser uma " alavanca" para o crescimento da região.

A aposta por parte da CVR da Beira Interior nos mercados terceiros, continuará a centrar-se nos EUA, Canadá, Brasil e Angola durante 2011.

 

Fonte: CVR Beira Interior