OIV - Congresso
Apresentacão oficial do 34º CONGRESSO MUNDIAL DA VINHA E DO VINHO e da 9 ª ASSEMBLEIA GERAL DA OIV NA na Embaixada de Portugal em França

No passado dia 18 de Março de 2011, realizou-se na Embaixada de Portugal em França, a apresentação oficial do 34º CONGRESSO MUNDIAL DA VINHA E DO VINHO E DA 9 ª ASSEMBLEIA GERAL DA OIV, que irão decorrer em Portugal, mais concretamente no Porto de 20 a 27 de Junho de 2011.

Este evento contou com a presença de Senhor Secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Dr. Luis Vieira, que enalteceu o esforço e empenhamento que se tem tido na organização deste congresso internacional em Portugal, tendo em conta não só o curto de espaço de tempo, um ano, para a sua preparação, mas também pela situação económica internacional e nacional difícil em que vivemos.

O tema principal deste congresso "A Construção do Vinho"- Uma conspiração de Saber e de Arte", pretende inovar e trazer para discussão outras áreas de actividade relacionadas com o vinho. Assim, no seu programa, para além das secções científicas habituais, foi introduzida uma secção nova "Arquitectura/ paisagem e vinho"para explorar a influência do comércio do vinho no desenvolvimento urbano, a concepção de adegas, os acessórios e equipamentos ligados ao vinho e também o enoturismo, que tem um papel vital para dinamização da economia local das regiões vitivinícolas.

Em 1998, recebemos em Lisboa, o Congresso e a Assembleia Geral da OIV e foi um sucesso. Este ano, no Porto, o sucesso será ainda maior, reflexo do Portugal vitivinícola de hoje: um país onde a tradição, a modernidade e a inovação se fundem, com vinhos distintos e únicos!