“Conversas à Volta do Vinho” - “Das Origens do Vinho Português”
No passado dia 27 teve lugar no Auditório da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e no Vale do Sado mais uma “Conversa à Volta do Vinho”, subordinada ao tema “Das Origens do Vinho Português”.

As comunicações apresentadas versaram assuntos integrantes do tema principal, por exemplo, de como as galerias ribeirinhas da bacia do Sado funcionam como repositórios da biodiversidade indispensáveis para a existência da vitis sylvestres (Instituto Superior de Agronomia) e o papel que a existência dessas bolsas da vitis sylvestres tiveram no aparecimento das castas autóctones portuguesas e a sua propagação, comunicações apresentadas por dois investigadores do Instituto Superior de Agronomia, Teresa Ferreira e Antero Martins.

Uma mostra arqueológica sobre a vinha e o vinho na época romana, organizada pela técnica da autarquia Marisol Ferreira e explicada pelo investigador de História Clássica, Carlos Fabião (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), testemunhou a presença romana e a produção de vinho naquela região. Nessa mostra, composta essencialmente por ânforas romanas, destacavam-se uma crátera grega, um copo de prova romano e um punhado de grainhas datadas do I século d.C.

A finalizar este encontro, os participantes visitaram duas bolsas de vitis sylvestres existentes nas margens do rio Sado.