Vinho: Campanha apela ao consumo moderado e ao "equilíbrio" do estilo mediterrânico
O estilo de vida mediterrânico, que defende o "equilíbrio" na alimentação e no consumo de vinho e exercício físico, é este ano o mote da campanha 'Vinho com moderação', apresentada hoje em Lisboa.

Em declarações à Lusa, o presidente da Direção da Associação dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos (ACIBEV), George Sandeman, explicou a alteração de foco da campanha, que começou em 2008.

A tónica estava na "sensibilização na fileira vitivinícola", nomeadamente com autorregulação, e agora a mensagem é para o consumidor, para que beba moderadamente. Nas próximas duas semanas, período de festas de Natal, a campanha será divulgada através de um anúncio televisivo para promover o "espírito mediterrânico".

"Não queremos diminuir a cultura do vinho, mas o abuso", resumiu George Sandeman na apresentação, num auditório no Parlamento, onde esteve presente a vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro.

O responsável lembrou que o consumo de vinho é considerado saudável para determinados consumidores e sublinhou que a campanha visa educar sobre os malefícios.

Num projeto paralelo, a ACIBEV está já a colaborar com uma associação de pais de uma escola do Porto para haver trabalho junto dos filhos.

O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, destacou a importância do vinho para a agricultura e a economia, nomeadamente em termos de exportação.

"Mas não é apenas um agente económico. É património", referiu o governante, enumerando a importância gastronómica, social e cultural e o empenho do Governo em associar-se a campanhas de responsabilização.

Na apresentação foi ainda focado o programa de sensibilização para consumidores e comerciantes 'A Copo', pelo presidente da direção da ViniPortugal, Jorge Monteiro, em que o objetivo é "mais consumidores a beberem menos".

"Melhor consumo e melhores experiências", sintetizou.

 

Fonte: Lusa/PL.