Mostra do Livro Antigo da Biblioteca do Instituto da Vinha e do Vinho, IP
Decorre até ao dia 31 de Maio, nas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho, uma mostra de livros raros e antigos dos Séculos XVIII e XIX

A Biblioteca do Instituto da Vinha e do Vinho, IP é detentora de uma vasta coleção de livros raros antigos, datados desde o século XIX, herdados dos organismos que o precederam e que são produto de ofertas de colecionadores interessados, nomeadamente, antigos funcionários da ex-Junta Nacional do Vinho que frequentavam amiúde alfarrabistas.A presente mostra, dividida por quatro núcleos, pretende dar uma ideia da riqueza bibliográfica existente, focando-se no século XIX.

 

1.º Núcleo

"A Vinha Portugueza" -- Revista mensal de viticultura publicada e dirigida por F. D'Almeida e Brito, antigo inspetor geral dos serviços filoxéricos e Adolfo S. Fassio, chefe de repartição de instrução agrícola no Ministério das Obras Públicas (1886-1929).

2.º Núcleo

Período filoxérico em Portugal -- Este núcleo pretende ilustrar um dos períodos mais difíceis da história da vinha em Portugal, iniciado em 1865.

3.º Núcleo

Dedicado a grandes nomes ligados à investigação da temática vitivinícola neste período e que muito a dignificaram. Estão representados o Visconde de Villarinho de S.Romão, B.C. Cincinnato da Costa, Batalha Reis, Visconde de Villa Maior, João Ignácio Ferreira Lapa.

4.º Núcleo

Dedicado a obras diversas datadas desde 1787.