Think Tank - “I&D, Inovação e Comercialização dos Vinhos Portugueses: e agora para onde? “
Vai realizar-se, no próximo dia 28 de junho, na sede do Instituto da Vinha e do Vinho a conferência «Think Tank - I&D, Inovação e Comercialização dos Vinhos Portugueses: e agora para onde?». Esta iniciativa pretende ser um espaço aberto de procura de novas soluções para problemas existentes e emergentes no setor vitivinícola português e contará com a participação especial de Peter Hayes, atual Vice-Presidente da OIV.

É hoje reconhecido que Portugal tem uma longa tradição vitivinícola e que os seus vinhos poderão ter enorme potencial de desenvolvimento, de acordo com muitos opinion makers, mas, para o realizar, há necessidade de aumentar a nossa competitividade num mercado cada vez mais global.

A persistente falta de visibilidade de Portugal nos principais mercados externos coloca desafios ao Setor vitivinícola, para os quais é necessário reflexão com o objetivo de identificar áreas-chave de conhecimento que devem ser desenvolvidas por forma a dar respostas à indústria.

Atendendo que, no próximo dia 28 de junho, Peter Hayes, atual Vice-Presidente do OIV, se encontra em Portugal, pretende o IVV, I.P. promover uma reunião de trabalho com atores-chave do setor vinhos sobre esta temática.

Peter Hayes foi Presidente da OIV entre 2006 e 2009, preside atualmente à iniciativa público-privada internacional Vine-Link (Lien de la Vigne), é membro do National Grapevine Biosecurity Committee da Austrália e ainda Membro do Conselho Universitário da Universidade Charles Sturt naquele mesmo país.

Possui vasta experiência na ligação entre universidades e a indústria do vinho, tendo ocupado posição de destaque na criação do Wine Innovation Cluster, uma iniciativa que junta o Australian Wine Research Institute, o Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, o South Australian Research and Development Institute e a Universidade de Adelaide numa única entidade coordenada e organizada.

Esta iniciativa pretende ser um espaço aberto de procura de novas soluções para problemas existentes e emergentes.

Convocam-se, assim, os principais players do setor com o objetivo de se definirem os temas prioritários que constituem preocupações partilhadas, às quais o sistema científico deverá proporcionar soluções práticas, mobilizando energias e investimento.

Pretende-se trabalhar em simultâneo os seguintes temas:
· como ultrapassar a falta de visibilidade de Portugal nos mercados internacionais;
· como articular a oferta da investigação e desenvolvimento com as necessidades da indústria para resolver os seus problemas;
· modelos de financiamento para a investigação e desenvolvimento no setor vinhos,

moderados por personalidades com reconhecida experiência no campo da investigação e inovação.


Programa [PDF]