VINEXPO : A Volta ao Mundo em 5 Dias
Cinco dias para dar a volta ao mundo dos vinhos e dos espirituosos, eis a possibilidade excepcional que a Vinexpo oferece em Bordéus entre os dias 16 a 20 de Junho de 2013. Tudo foi pensado para que a feira internacional do vinho e dos espirituosos seja, novamente, o momento forte do ano. São esperados mais de 48 000 visitantes nesta nova edição.

Daqui a quatro meses, abrem as portas da Vinexpo. De dois em dois anos, esta feira marca o ritmo das agendas dos profissionais do vinho e dos espirituosos do mundo inteiro. É o local onde se desenvolve oportunidades, é o momento de dar a conhecer os novos produtos, é o lugar para onde convergem mais de 150 nacionalidades, todos profissionais da fileira.

A feira estará novamente completa. Como sempre, os corredores enchem-se de expositores fiéis desde há muitos anos, mas também de empresas que voltam a estar presentes, tal como Marques de Risqual, Osborne ou Kriter.

UMA FEIRA DE DIMENSÃO INTERNACIONAL

Com mais de 40% de expositores provenientes de "fora de França", VINEXPO impõe-se como a referência mundial da fileira. Estão presentes os produtores de todas as regiões francesas. Empresas de dimensão internacional, como Castel Frères ou os Champagnes Lanson estarão lado a lado com empresas portuguesas, tais como a Fonseca Guimarães Vinhos , a Herdade do Esporão e a Taylor.

Também já responderam positivamente ao convite a Sogrape, a Symington e a Enoport entre muitas outras. A ViniPortugal (Associação Interprofissional para a Promoção do Vinho) também estará presente com 370 m2 de superfície e cerca de 60 agentes económicos.

Os principais países produtores também já reservaram superfícies para implantar os seus pavilhões nacionais: Alemanha, Estados Unidos, Chile, Itália, Espanha, ... E pela primeira vez, um pavilhão mexicano virá expor os seus espirituosos na Vinexpo.

Em poucos metros percorridos nos corredores da Vinexpo, será possível comparar um Chardonnay neozelandês com um Chardonnay sul-africano. No total, a feira ocupará uma superfície de 90 000 m2, incluindo os halls de exposição, os jardins, o "Clube do Lago", os restaurantes, as salas de conferência e de degustação e o conjunto de serviços.


TASTINGS BY VINEXPO

Iniciadas em 2011 e unanimemente elogiadas, as degustações "Tastings by Vinexpo", foram um grande sucesso com mais de 13 250 profissionais a participar nesta experiência. No programa do "Tastings by Vinexpo": degustações, apresentação de novos produtos, conferências e intercâmbios entre profissionais....

Tastings by Vinexpo está de volta em 2013. Serão criados novos espaços e vários profissionais irão animar conferências para complementar as degustações.


O MERCADO MUNDIAL DOS VINHOS E ESPIRITUOSOS E AS SUAS PERPECTIVAS NO HORIZONTE 2016

Pelo 11º ano consecutivo, VINEXPO, o salão internacional do vinho e dos espirituosos, confiou ao gabinete The IWSR (The International Wine and Spirit Research) a realização de um estudo detalhado sobre o consumo mundial, a produção, os intercâmbios internacionais de vinhos e espirituosos, e a definição de previsões a cinco anos (2016 para este novo estudo). Este estudo abrange 28 países produtores e 114 mercados de consumo.

Destacam-se entre outras características que:

- O consumo mundial de vinhos aumentou de 2,8% entre 2007 e 2011 para se fixar em 2,679 mil milhões de caixas de 9 litros, ou seja o equivalente a mais de 32 mil milhões de garrafas.

- Em 2011, os vinhos espumantes representavam 7,7% do consumo mundial de vinho mas o crescimento desse consumo é mais rápido do que o dos vinhos tranquilos.

- O vinho tinto continua a dominar o consumo mundial.

- Em 2011, mais de 60 % do consumo mundial de espirituosos foi realizado na zona Ásia-Pacífico.

 

Mais informação no site www.vinexpo.com

Fonte: Sopexa