6ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Enologia
A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto (ESB-UCP) vai realizar a sexta edição do seu curso de pós-graduação em Enologia, que irá decorrer entre Dezembro de 2013 e Junho de 2015.

O curso está destinado a profissionais todo o tipo de empresas do sector vitivinícola, com formação superior na área de Ciências ou Engenharia. Mas poderão ser admitidos candidatos com outra formação académica, "quando o perfil profissional assim o justifique", diz a Universidade Católica no comunicado. Aos formandos que pretendam desenvolver as suas competências de investigação é ainda aberta a possibilidade de prosseguir os seus estudos para Mestrado.

Os formandos deste curso deverão, no final, mostrar competências em vários domínios: "conhecer a diversidade, complexidade e importância do mundo vitivinícola, assim como os factores de produção que influenciam a qualidade final do vinho. Ou ainda dominar temas relativos à viticultura, enologia e análise sensorial necessários para a produção de vinhos de qualidade". Outros dois pontos

Incluem saber "provar vinhos, abrangendo vários estilos e proveniências, fazendo a relação da prova com parâmetros vitícolas e enológicos; e comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial".

As sessões de formação serão dadas por cerca de 40 docentes incluindo docentes e investigadores da ESB-UCP e de Universidades nacionais e estrangeiras incluindo University of California - Davis (EUA), Universidade de Bordéus (França), Institute of Wine Biotechnology (África do Sul), Universidad de La Rioja e Universidad de Vigo (Espanha), entre outras. A leccionação contará também com a colaboração de enólogos e profissionais do sector. A Universidade Católica do Porto avisa ainda que as sessões de formação e os Seminários Avançados serão maioritariamente leccionados em Português, Espanhol e Inglês podendo, pontualmente, ser também leccionados em Francês. A comissão de coordenação está a cargo de Maria da Conceição Hogg, António César Ferreira, Francisco Campos, José António Couto e Tim Hogg. O custo total desta pós-graduação ronda os 4.800 euros.

O programa do curso e mais informações podem ser encontradas no site http://www.esb.ucp.pt/pgs/Enologia/

 


Fonte: Revista de Vinho