I Congresso Nacional dos Vinhos Históricos
A Câmara Municipal de Vidigueira no âmbito da distinção ‘VIDIGUEIRA CIDADE DO VINHO’ e integrado na VITIFRADES – 16.ª Festas Báquicas, tem a honra de convidar V. Ex.ª, para participar no 1.º Congresso Nacional dos Vinhos Históricos – O vinho de talha, uma herança milenar, que terá lugar no auditório do recinto VITIFRADES, em Vila de Frades, no dia 7 de dezembro de 2013, com início às 10h00.

O 1.º Congresso Nacional dos Vinhos Históricos - O vinho de talha, uma herança milenar pretende lançar uma primeira pedra para um impulso revitalizador e de promoção das artes ancestrais do vinho e do legado das paisagens culturais onde a sua história se construiu graças a persistentes e laboriosos esforços de preservação da viticultura e das metodologias de vinificação.

É também a dimensão social e antropológica das solidariedades e teias de cumplicidade entre as experiências empíricas e os saberes tecnológicos, interpretadas pelos artistas que melhor souberam expressar a importância do vinho como forma de socialização e de crescimento das próprias comunidades, que importa dignificar pois a história dos processos civilizacionais não seria a mesma sem o papel de mediação que os vinhos históricos souberam representar.

Nesta primeira edição do congresso aproveitando o ambiente único e inspirador da VITIFRADES, e integrado no âmbito da distinção ‘VIDIGUEIRA CIDADE DO VINHO 2013', atribuída pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, as temáticas evidenciadas convergirão sobre a importância da herança histórica dos vinhos de talha.

Os vinhos de talha representam uma das mais belas e longas heranças históricas de preservação de uma tecnologia da cultura material e imaterial originada no legado da civilização romana.

Os produtores de vinho de talha enquanto artífices e artesãos, nas suas respetivas comunidades e territórios, da arte de plantar, cuidar e manter a vinha tradicional e de produzir os vinhos históricos de talha são os intérpretes maiores da harmonização da arte e da técnica, que envolve a civilização do barro e a cultura milenar da vinha.

O propósito maior e missão do 1.º Congresso Nacional dos Vinhos Históricos - O vinho de talha, uma herança milenar aposta na sua divulgação e dignificação, contribuindo para o seu estudo e valorização na ótica da criação de novas oportunidades económicas e culturais que materializem o seu crescimento e penetração nos mercados especializados de consumo e fruição cultural de vinhos e paisagens onde eles assumem um papel preponderante na herança histórica desses territórios.

Mais informações em anexo (Convite/Programa, Cartaz e Ficha de inscrição).

Inscrições através do email jorgesalvador@cm-vidigueira.pt ou do telefone 284 437 400.