Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 22 - janeiro 2014
06. Pémios OIV 2013

N.º 22 >> janeiro 2014
O Essencial sobre o Setor Vitivinícola

 

06. Prémios OIV 2013

Todos os anos a OIV atribui um prémio para os melhores livros publicados nos últimos dois anos, e que foram apresentadas pelos autores ou editores.

Esses prêmios são apresentados em uma das 10 categorias especificadas pelo Júri e relacionadas com o sector da Vinha e do Vinho

1. Viticultura

2. Enologia

3. Economia e Direito

4. História, Literatura

5. Vinho e Saúde

6. Descoberta e Apresentação de Vinhos

7. Vinhos e Territórios

8. Vinho e Alimentação

9. Monografias e Estudos Especializados

10. Relatórios de Simpósios

Em 2013, foram apresentadas cerca de 30 obras de 13 países tendo o júri da OIV atribuído 10 Prêmios e 3 Menções Especiais em 7 categorias.

Portugal recebeu um prémio e uma menção especial na categoria de Monografias e Estudos Especializados pela obra “Francisco Girão – Um inovador na vitivinicultura no Norte de Portugal”, de Nuno Magalhães e “Paisagens de Baco – Identidade, Mercado e Desenvolvimento” de Ana Lavrador, respetivamente.

O aumento do número de trabalhos apresentados ao Prêmio OIV está relacionado não só com o crescimento da literatura mundial sobre vinha e do vinho, mas também com o significativo reconhecimento internacional do Prémio OIV: uma referência num setor que continua em crescimento e desenvolvimento.