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Comissão Vitivinícola Regional Algarvia ainda tem futuro incerto
Implementar um plano estratégico para promover os vinhos do Algarve, bem como criar e gerir a Rota dos Vinhos são ideias que a CVR quer consolidar, mas tudo depende de esta se tornar numa entidade certificadora do sector vinícola.

As ideias para os vinhos do Algarve estão na gaveta à espera que uma porta se abra para a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) Algarvia, pois o futuro depende do seguimento do processo que poderá permitir que a entidade possa certificar vinhos com a denominação de origem.

«Estamos a fazer todas as diligências possíveis para que exista uma decisão a nível do Ministério da Agricultura que permitirá colocar o processo em instrução, porque, quando saiu o decreto, fizemos a avaliação, mas não tínhamos condições económicas para avançar», revelou ao «barlavento» o director executivo da CVR Algarvia Paulo Nogueira.

Também dependentes da decisão estão os projectos que a entidade queria criar. «O projecto começa pela marca dos Vinhos do Algarve e por dinamizar tudo o que está em seu redor. Depois, há várias vertentes, como a Rota dos Vinhos, à qual a CVR não está ligada, mas que quer estar», adiantou ao «barlavento» o director executivo.

Quanto ao plano estratégico, uma das ideias enumeradas por Paulo Nogueira é a colocação de outdoors com a imagem dos Vinhos do Algarve em todas as saídas da A22 (Via do Infante) e a criação de um site com toda a informação relativa aos vinhos do Algarve e das confrarias.

A outra forte aposta deve ser feita a nível da restauração, com uma iniciativa que «pode não ter frutos imediatos, mas que, após três anos, já pode dar mais-valias. O objectivo seria assinar um protocolo conjunto com as Câmaras Municipais para fazer mini-feiras de divulgação com os produtores da região, em que se convide a restauração», acrescentou.

A acção poderia ser realizada uma vez por mês, percorrendo os diferentes concelhos durante o ano, com o intuito de os «produtores apresentarem as novidades, com os enólogos a falar um pouco sobre os vinhos».

Qualquer que seja a decisão quanto à CVR Algarvia, a questão da marca dos Vinhos do Algarve, a sua promoção e o seu reforço no mercado, em especial na restauração da região, deveria ser explorada e aproveitada para atingir um público-alvo mais extenso, o que pode ser uma mais-valia para turismo.

Fonte: Barlavento