Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 35 - janeiro / fevereiro 2016
07. Concursos de Vinhos

N.º 35 >> janeiro / fevereiro 2016
O Essencial sobre o Sector Vitivinícola

 

07. Concursos de Vinhos

Na Portaria nº 239/2012, de 9 de agosto, que estabelece as regras complementares relativas à designação, apresentação e rotulagem dos produtos do sector vitivinícola, surgem também, no seu Capítulo IV, normas sobre concursos, identificando as condições essenciais para a organização de cada concurso.

Assim, apenas são publicitados na página do IVV, I.P., os concursos de vinhos e produtos vínicos, cujos regulamentos tenham sido previamente submetidos à apreciação do IVV, I.P. podendo assumir, caso cumpram com as regras, a forma de concurso oficial ou de concurso reconhecido.

  • Concurso oficial IVV, IP.: promovido por entidades profissionais ou interprofissionais do sector vitivinícola ou entidades cuja actividade principal esteja directamente ligada ao sector

  • Concurso reconhecido IVV, IP.: promovido por entidades profissionais ou interprofissionais do sector vitivinícola ou outras entidades de áreas conexas ao sector.

Com vista à avaliação das condições de realização e cumprimento das regras estabelecidas, a entidade organizadora deve enviar ao IVV, IP. o e documentação complementar, no prazo de 30 dias antes da data de realização do concurso.

A integração do concurso numa das categorias será publicitada na página eletrónica do IVV, IP., (www.ivv.min-agricultura.pt)

Após aprovação e publicitação do concurso, caso se verifique que a entidade organizadora não cumpriu os requisitos constantes do regulamento, designadamente no que respeita à abrangência, ao controlo e ao número de medalhas atribuídas, esta será impedida de emitir medalhas para esse mesmo concurso, podendo ainda incorrer em outras penalizações que venham a ser definidas.

 

Lista dos concursos de 2016

 Concursos Oficiais 

  • XVI Concurso de Vinhos da Península de Setúbal - 2016
  • IX Concurso "Vinhos do Algarve" 2016
  • Concurso da Região dos Vinhos Verdes 2016 - Vinhos, Espumantes e Aguardentes
  • Concurso de Vinhos de Lisboa 2016
  • Concurso Vinhos de Portugal / Wines of Portugal Challenge201

Concurso Reconhecido IVV,I.P. 

  • Tambuladeira dos Escanções
  • Confraria do Bacchus de Albufeira - 2016