Início\ Informação \ Notícias
Instituto promove vinhos do Douro e Porto em Boston
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai quinta-feira à Universidade de Boston, Estados Unidos da América (EUA), promover e explicar porque são "únicos e diferentes" os vinhos da mais antiga região demarcada do mundo.

A primeira acção de promoção do IVDP em Boston decorre no Elizabeth Bishop Wine Resource Center, criado para o estudo e promoção de vinhos, e marca o início de uma colaboração entre os organismos português e norte-americano.

"A nossa intenção é explicar porque os nossos vinhos do Porto e do Douro são únicos e diferentes," afirmou hoje o presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, em comunicado enviado à comunicação social.

O responsável explicou ainda que os vinhos nacionais "são versáteis, podem ser consumidos todo o ano, em diversos tipos de eventos sociais e com comidas diferentes".

Temos a obrigação de ensinar aos consumidores americanos como tirar melhor proveito dos nossos vinhos e como consumi-los de uma maneira respeitada e divertida", sublinhou.

Na acção dirigida ao comércio e peritos do sector, vão marcar presença 20 marcas e 120 vinhos diferentes da Região Demarcada do Douro.

Os participantes vão aprender mais sobre as características dos vinhos, poderão experimentar as diferenças sensoriais nos vinhos do Porto e nos vinhos do Douro, e ficar a saber mais sobre a terra e a zona onde as uvas são cultivadas e onde os vinhos são produzidos.

No mesmo comunicado, a responsável do Elizabeth Bishop Wine Resource Center, Rebbeca Alssid, refere que "o centro tem como objectivo promover programas de educação na Universidade de Boston que explorem todos os aspectos do vinho, incluindo a viticultura, enologia, história do vinho, da economia, distribuição e comercialização, a combinação do vinho com a comida, os fenómenos psicológicos, fisiológicos e culturais do consumo de vinho".

Segundo o IVDP, o mercado americano ocupa, neste momento, o 6º lugar em volume de vendas e o 5º lugar em valor, destacando-se as vendas de Reserve Ruby, Tawny 10 anos e Late Botlled Vintage.

 

Fonte: Lusa