Início\ Informação \ Notícias
Lançamento do Vinho Amália - Vendas revertem a favor de três instituições sociais
A Herdade das Servas e a Fundação Amália Rodrigues, em homenagem à vida da fadista, apresentaram no dia 27 de Outubro, o Vinho “Amália”, na Casa-Museu Amália Rodrigues.

Parte das receitas da venda do vinho vai reverter a favor das associações Fundação AMI, Ajuda de Berço e Cruz Vermelha Portuguesa, que também se fizeram representar no lançamento do vinho.

Foram muitos os amigos que marcaram presença no lançamento do vinho Amália como são os casos da actriz Sandra Barata Belo, Estrela Carvas (amiga de mais de 40 anos de Amália), do pintor Jacinto Luís; de Vítor Marceneiro (neto de Alfredo Marceneiro). A fadista Cuca Roseta encantou os convidados com a magnífica interpretação de três temas de Amália Rodrigues, na companhia dos guitarristas Mário Pacheco e José Manuel Neto.

Este vinho de cor ruby escuro e aroma a frutos pretos, com sabor intenso e cheio e taninos firmes e robustos foi obtido a partir de uvas das castas Touriga Nacional (40%), Aragonês (30%) e Alicante Bouschet (30%), fermentadas em lagares de inox com robot pisador/imersor; envelheceu durante 15 meses em barricas de carvalho francês (70%) e americano (30%) e permaneceu, após engarrafamento, mais 16 meses em garrafa, na cave da Herdade, considerando-se que pode ter uma boa capacidade de envelhecimento. As suas características sugerem que possa ser acompanhado com pratos de sabores intensos, como por exemplo, o queijo curado de ovelha que Amália Rodrigues tanto apreciava.