O reconhecido certame de promoção dos vinhos e gastronomia da região e do Alentejo, atinge este ano a ‘maioridade' ao completar dezoito edições. Borba, recentemente elevada a cidade, está em festa até ao próximo dia 15 de Novembro para promover, mais uma vez, o sector vitivinícola nas mais variadas vertentes.
"Venho aqui demonstrar o empenho do Governo e do Ministério nesta ‘fileira' do vinho no nosso País", afirmou António Serrano, recém nomeado titular da da Agricultura. "É uma ‘fileira' estratégica, reconhecida por todos e cujo sucesso que tem tido na nossa região e no País, merece passar além fronteiras. É esse o nosso próximo objectivo", reforçou o governante. Ainda segundo o ex-director do Hospital Distrital de Évora - cargo que desempenhou até ser chamado recentemente ao novo Governo - o incremento da exportação passa por "continuar a produzirmos bem, com qualidade e em muita quantidade" para satisfazer "a procura que o mercado internacional exige". Na cerimónia, o ministro pediu ainda "trabalho" aos produtores e diferentes organismos intervenientes no sector para incrementar a exportação. Ao mesmo tempo, Serrano garantiu que o Governo irá funcionar como "agente facilitador" para aumentar a "promoção da imagem e a colocação do produto no estrangeiro".
Em sintonia com o discurso do ministro, parece estar a política de promoção do sector do vinho seguida pela Câmara de Borba que, para além da organização de contactos entre os produtores locais e empresários estrangeiros, tem apostado forte no desenvolvimento da Festa da Vinha e do Vinho. Este ano, o certame transferiu-se para o novo Pavilhão de Eventos de Borba, uma obra da autarquia financiada pelo FEDER, cujo investimento ronda os 3,4 milhões de euros. Numa área de 3400 metros quadrados de exposição estão representadas 14 adegas do Alentejo e mais de uma centena de marcas de vinho para degustação e venda.
Chegada a décima oitava edição, realizada agora no moderno espaço, o edil de Borba, Angelo de Sá, disse ao DS estar certo de que ao ter atingido a "maioridade" o certame alcançou também "o grau de maturidade que lhe dá verdadeira dimensão nacional". No arranque do evento o autarca afirmou ainda não duvidar que "Borba é o local por excelência para a promoção do vinho alentejano por ser o concelho que mais aptidão tem para a realização" do evento não só "pela sua tradição na produção" mas também pelo "contributo que deu e dá para a divulgação do vinho alentejano no País e no mundo". Até ao próximo domingo, 15, Borba vai ser a capital alentejana do vinho e, em simultâneo, montra de diversos produtos regionais como os enchidos, o queijo, o mel e o azeite, que segundo o novo ministro da Agricultura, "são produtos importantes para a manutenção e sustentabilidade dos territórios" e que "merecem a atenção" do Governo.
A par da promoção das actividades ligadas vitivinicultura, como o enoturismo, a Festa da Vinha e do Vinho 2009 integra uma forte componente gastronómica. Para além dos habituais restaurantes e tasquinhas tradicionais instalados no recinto, decorre até dia 22 de Novembro a Quinzena do Porco nos restaurantes do concelho que aderiram ao programa À Descoberta dos Sabores de Borba, promovido pelo Município.A organização do certame pertence à Câmara Municipal de Borba, à Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, à Comissão Vitivinícola Alentejana e à Turismo do Alentejo, ERT.
Mais de 9 mil pessoas visitaram a Festa da Vinha e do Vinho no dia da inauguração. Cerca de 50 mil é o número de visitantes esperados pela organização na décima oitava edição do evento.
Fonte: Diário do Sul
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30