Nos primeiros três meses de 2008, Portugal exportou para Macau 72.886 litros de vinho correspondente a uma quota de 12,3 por cento e com um valor exportado de 961.000 dólares americanos, ou 4,8 por cento das compras de vinho por Macau.
Já entre Janeiro e Março de 2009, o volume de vendas atingiu 88.610 litros, 11,5 por cento de quota, e uma subida de 21,6 por cento face ao primeiro trimestre de 2008 e um valor de 1,8 milhões de dólares, 5,9 por cento de quota, e mais 89,9 por cento do que no período homólogo anterior.
Miguel Crespo falava à agência Lusa à margem de uma acção promocional dos vinhos portugueses feita pela ViniPortugal nos jardins da residência consular de Portugal no território e explicou que em Macau "há uma clara acentuação da aposta em qualidade" dos produto consumido.
"Os vinhos que outrora vinham para Macau vinham para o mercado da saudade, para restaurantes simples, modestos e para conhecedores portugueses e hoje em dia o desafio em Macau é para o cliente que porventura não conhece ainda o vinho português e a conhecer o vinho português começa por cima, razão pela qual cada vez mais são as grandes marcas e os melhores produtos que aqui encontram mercado", disse.
Miguel Crespo explicou também que o objectivo das acções promocionais "é renovar iniciativas de promoção" para os produtores que já possuem agentes e distribuidores ao mesmo tempo que são abertas portas para aqueles que ainda não possuem representante no território.
No entanto, explicou, os produtores portugueses já não olham para o mercado fechado de Macau e procura agentes também para Hong Kong e sobretudo para a China.
O mesmo responsável justificou ainda a quebra de quase 30 por cento da exportação de vinho português para Macau em 2007 com a constituição de stocks por parte dos novos casinos sendo que os vinhos mais procurados, por não existirem localmente, foram os franceses.
"Daí para a frente temos vindo a crescer sistematicamente em valor e naturalmente porque o mercado é cada vez mais sofisticado estamos a crescer menos em volume", concluiu.
Já Márcio Ferreira, da ViniPortugal salientou a importância de regressar a Macau e de os vinhos portugueses estarem pelo menos "uma vez por ano" no território.
"Os vinhos portugueses têm de estar presentes uma vez por ano em Macau, sobretudo esta nova onda de vinhos, de enólogos e de novas pessoas que estão no vinho português, que estão a dar os primeiros passos"disse.
Sobre o mercado chinês, Márcio ferreira sustentou a "maior abertura" dos cidadãos chineses para os vinhos portugueses e salientou a importância das acções promocionais para impulsionarem as vendas que desde o ano 2000 "subiram vertiginosamente".
"Estamos na nona posição dos países que exportam para a China e por isso é que vamos estar na SIAL (feira agro-alimentar de referência em Xangai) com um programa não só de feira mas com jantares e com algumas acções paralelas promocionais para aumentar a exposição dos vinhos portugueses", concluiu.
Além dos importadores e operadores do mercado hoteleiro, a ViniPortugal convidou para a residência consular muitos consumidores que "ao fim do dia compram o vinho português" como salientou ainda Márcio Ferreira.
Fonte: DN
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30