Início\ Informação \ Notícias
Mercado do vinho em Portugal já vale 510 milhões de euros
Segundo um estudo da AC Nielsen, divulgado pela ViniPortugal, sabe-se que Portugal produz cerca de 7,5 Milhões de hectolitros e exporta mais de 30% da produção.

 

No âmbito das comemorações do Dia do Vinho, a ViniPortugal, Associação Interprofissional que promove o Vinho Português em todo o mundo, avaliou os dados de 2008 apurados pela AC Nielsen sobre o mercado de vinho em Portugal. Os números divulgados apontam para um crescimento em valor de 6,4% do consumo de vinhos tranquilos, o que eleva o valor deste sector, em termos de mercado nacional, para os 510 milhões de euros.

Apesar da crise, desses 510 milhões de valor do mercado nacional, 377 milhões dizem respeito aos vinhos de qualidade, o que traduz um aumento de 4% desta categoria. Os dados indicam ainda que os portugueses preferem comprar vinhos de qualidade nos "hipers" e "supers", onde o consumo aumentou 6% em volume e de 10% em valor, em vez de os consumirem em restaurantes, cafés ou snacks, onde o consumo diminuiu 8,5% em volume e 3% em valor.

Segundo a ViniPortugal, Portugal produz actualmente cerca de 7,5 milhões de hectolitros, exportando mais de 30% desta quantidade. Em termos de valor, essas exportações superaram os 253 milhões de euros em 2008 (aumento de 2,2% face a 2007), colocando o valor global do sector acima dos 760 milhões de euros.

Fonte: Revista de Vinhos (www.revistadevinhos.iol.pt)